
Parece que foi até de repente que Campinas cresceu e conquistou destaque não só entre os municípios vizinhos, mas em todo o estado de São Paulo. Chamada carinhosamente de Terra das Andorinhas, a cidade se ergue com suas ruas movimentadas, uma população diversa e uma importância econômica que vai além de suas fronteiras. Filhos ilustres como Carlos Gomes, os polos tecnológicos e a presença de uma das melhores universidades do mundo definem os 250 anos desta metrópole em constante evolução.
Clique aqui para fazer parte da comunidade do Todo Dia Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
A comparação com o Vale do Silício da Califórnia, nos Estados Unidos, não é à toa. A cidade do interior de São Paulo abriga instituições renomadas como a Unicamp, o CNPEM, o CPqD, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e o Sirius, um acelerador de elétrons de ponta que permite explorar detalhes microscópicos dos materiais.
O CNPEM se destaca pelos avanços em física, biologia, nanotecnologia e meio ambiente, além de abrigar o Centro Brasil-China de nanotecnologia. Enquanto isso, o CPqD é um berço da inovação, contribuindo significativamente para a competitividade do país e para a inclusão digital.
Além dos avanços tecnológicos, Campinas é um celeiro de produção de alimentos e matéria-prima para a indústria alimentícia, graças ao trabalho contínuo do IAC, um dos centros de pesquisa mais importantes do Brasil.
Na área da Educação, a Unicamp figura entre as melhores universidades do mundo, desempenhando um papel crucial no perfil tecnológico da região. Com forte ênfase em pesquisa e desenvolvimento, a Unicamp não só forma profissionais qualificados, mas também impulsiona a inovação tecnológica local.
O prefeito Dário Saad destacou a importância da metrópole. “Campinas é uma das cidades mais importantes do País, referência em vários campos da atuação humana e muito me honra representá-la como prefeito. É uma metrópole democrática e acolhedora, que reconhece seu passado e olha para o futuro. Tenho certeza de que nos próximos 250 anos a contribuição da nossa cidade seguirá sendo marcante para sua população, o Estado e o País.”
Campineiros de coração
Campinas orgulha-se também de seus filhos ilustres. Personalidades como o maestro Carlos Gomes, autor da ópera "O Guarani", e Hércules Florence, considerado o pai da fotografia, estão entre os campineiros que alcançaram fama e reconhecimento internacional. Na cultura popular, nomes como Sandy e Júnior, as atrizes Claudia Raia e Maitê Proença, além de astros do esporte como Luís Fabiano e o lendário narrador esportivo Luciano do Valle, elevam ainda mais o prestígio da cidade.
No dia a dia da metrópole, encontramos histórias de vida entrelaçadas com a cidade. É o caso de Seo Zé, do City Bar, um português que se tornou campineiro de coração. Ele chegou na cidade em 1969 e nunca mais saiu. “ Eu vim para Campinas, já tive a oportunidade de ir em outras cidades, mas para mim, Campinas é minha paixão. Eu adoro Campinas porque ela me deu tudo. Eu consegui formar uma família e formar também legados com os meus comandantes, com os meus funcionários aqui no City Bar e na City Tortas. Então, Campinas me deu tudo e eu tenho que ser sempre grato. Então, nada como expressar do fundo do meu coração e dizer: Campinas, eu te amo.”, declarou Sêo Zé.
Do Maranhão para Campinas, José Augusto Toledo Martins encontrou nas terras campineiras um terreno fértir para progredir. “ Aqui formei minha família. Criei meus filhos e até conquistei o sonho de ter meu trabalho com carteira assinada. Dai pra frente, comprei minha casa e agora que estou aposentado penso em abrir meu próprio negócio Tudo aqui em Campinas mesmo”, contou o metalúrgico.