POLÍTICA

Flávio Paradella: A matemática da pré-campanha

Os dados da pesquisa Real Time Big Data/Record TV já causaram um alvoroço entre as campanhas de Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (Cidadania)

Por Flávio Paradella | 16/05/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação

A guerra entre as pré-candidaturas está apenas no início, mas dá mostras da intensidade que será a disputa pelo Palácio dos Jequitibás neste ano e vamos acompanhar também um malabarismo matemático. Os dados da pesquisa Real Time Big Data/Record TV já causaram um alvoroço entre as campanhas de Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (Cidadania).

Vamos. A pesquisa apontou que Saadi lidera as intenções de voto com 36%. Zimbaldi vem na sequência com 28%. De acordo com instituto, a margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. Sendo assim, Dário poderia ter entre 39% ou 33%, e Rafa com 31% ou 25%. Ou seja, a liderança de Dário nesta específica pesquisa de intenção de voto está consolidada, com uma diferença mínima de dois pontos percentuais ou máxima de 14 pontos.

Já na espontânea, quando a pergunta é feita sem apresentar alternativa, Dário marca 9% e Rafa 5%.

Pois bem. Em uma postagem nas redes sociais, o pré-candidato Rafa Zimbaldi abordou que os dados, obviamente com os números mais favoráveis a ele, o colocavam bem próximo de um empate técnico com o adversário. Na espontânea, o deputado analisa que, com a margem, poderia estar até à frente de Saadi, por dois pontos percentuais.

A publicação foi contestada pela pré-campanha do atual prefeito que divulgou que o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo determinou que a empresa Meta, responsável pelo Instagram, exclua a postagem. Além de deturpar os dados da pesquisa, a postagem do deputado estadual também foi considerada propaganda eleitoral antecipada pelo TRE.

A justiça determinou a retirada também de outra postagem. Nela, Zimbaldi atacou Dário por causa dos episódios da Festa da Bicuda e usou impulsionamento pago de conteúdo, o que também não é permitido neste período.

A pesquisa, realizada presencialmente com 1.000 pessoas entre os dias 3 e 4 de maio, possui uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo n.º SP-05954/2024.

Nota de Rafa Zimbaldi

Sobre a decisão da Justiça Eleitoral que determinou a exclusão do vídeo do perfil Instagram, na qualidade de legislador e de cidadão cumpridor de seus deveres, o deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP) cumpre decisões judiciais.

Ao mesmo tempo, e no seu direito legal, vai recorrer da decisão, entendendo que a publicação em questão não propaga conteúdo falso ou de caráter pejorativo contra o prefeito de Campinas.

No que diz respeito à pesquisa eleitoral citada pelo jornalista Flávio Paradella, não há qualquer informação falsa no post em questão. A pesquisa considera 3 pontos percentuais de margem de erro para mais ou para menos, um critério usado em pesquisas científicas.

Dito isso, o post usado no perfil do deputado está correto e dentro da faixa de empate técnico com base no resultado do levantamento divulgado pela imprensa.

Expansão avança

O projeto do governo Dário para permitir a expansão da zona urbana da metrópole passou em primeira votação e os vereadores da base aliada não se intimidaram com os manifestantes que foram convocados pela bancada de esquerda para tentar barrar a discussão.

Até porque, surpreendentemente, o plenário recebeu “ativistas” a favor da aprovação, inclusive com cartazes.

O PLC propõe uma revisão da lei já existente, substitui o vedado para loteamentos nestas áreas para restrito, criando zoneamento para beira de rios e matas das áreas rurais, permitindo a ocupação dessas áreas por novos loteamentos.

Para a bancada de esquerda, um claro ataque ao meio ambiente que favorece a especulação imobiliária. Para a situação, o projeto apenas adequa a legislação municipal ao que determina a lei de normas gerais vigentes no país.

A proposta será debatida mais uma vez, provavelmente na próxima quarta-feira, e não deverá encontrar resistência.

-

Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.br

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.