
O STMC (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas) realizou uma manifestação no Centro de Saúde São José, em Campinas, nesta quinta-feira, 9. De acordo com o sindicato, o atendimento foi suspenso. A Prefeitura, por outro lado, afirmou que o serviço não foi afetado.
Segundo o STMC, o protesto é contra a violência sofrida pelos trabalhadores da saúde. Na última semana, uma servidora teve o carro furtado na região, enquanto que recentemente uma outra foi ameaçada de morte.
Durante a manhã, os servidores ficaram de braços cruzados em busca de segurança e condições dignas de trabalho.
“O trabalhador no seu ambiente laboral precisa de condições de trabalho dignas e segurança para desenvolver as atividades do seu cotidiano. Para que o usuário tenha um serviço de qualidade, o trabalhador precisa ter tranquilidade e segurança. A Administração Municipal tem a responsabilidade de garantir essa segurança aos trabalhadores e usuários”, disse o coordenador do STMC, Lourivam Valeriano de Souza, durante o protesto.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a paralisação dos servidores foi parcial. Por isso, parte da equipe seguiu trabalhando e manteve o atendimento aos pacientes durante a manhã.
Além disso, a pasta afirmou “que repudia atos de violência e está em contato com a empresa responsável pela segurança interna da unidade para buscar melhorias. Além disso, dialoga com autoridades para investigação do crime”.