ORDEM DE SERVIÇO

Finalmente, trecho do BRT no Pq. das Bandeiras deve sair do papel

Por Higor Goulart | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMC
BRT Campo Grande; obra em frente ao Parque das Bandeiras é a única restante
BRT Campo Grande; obra em frente ao Parque das Bandeiras é a única restante

Enfim, a Prefeitura de Campinas emitiu a ordem de serviço para início das obras da Estação Ipaussurama/Shopping Bandeiras no Corredor BRT Campo Grande. De acordo com a Administração Municipal, as obras integram um TAC (Termo de Acordo e Compromisso) firmado com o shopping como contrapartida para a aprovação do empreendimento. No entanto, desde o início das obras, em 2018, o trecho era o único a não receber uma intervenção.

O Parque das Bandeiras será responsável, através de contrapartida, por construir esta parte do Corredor Campo Grande. De acordo com a Prefeitura, essas obras pressupõem a construção da estação do BRT em frente ao shopping, obras viárias com pavimento rígido desde o final do Campus II da PUC-Campinas até o encaixe do novo viaduto.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, a mobilização para as obras começou no início deste mês. “Nós expedimos a ordem de serviço e, em breve, com certeza, veremos a movimentação das máquinas para a construção dessa estação que é a última do Corredor BRT Campo Grande. O investimento do shopping, via TAC, será da ordem de R$ 15,2 milhões. Estimamos que a obra seja executada dentro de seis meses”, contou.

O início das obras em frente ao Parque das Bandeiras deve permitir o andamento final do BRT Campo Grande. O trecho conta com 17,9 km, três terminais e 17 estações. O problema se encontrava exatamente na frente do shopping.

Para a conclusão, o BRT na Avenida John Boyd Dunlop aguarda somente as obras do viaduto da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348). De acordo com a Administração, a elevação está em fase final e a previsão é de que seja aberto ao trânsito de veículos no início do mês de junho.

O BRT

Em 23 de abril de 2018 começaram as primeiras obras físicas de implantação do Corredor BRT Ouro Verde. As obras foram concentradas na Avenida Ruy Rodriguez, próximo ao Jardim Santa Lucia.

Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – tem custo total de R$ 451,5 milhões. O BRT está entrando gradualmente em operação no município.

A linha BRT20, paradora, circula desde 25 de novembro do ano passado no Corredor Campo Grande, entre os terminais Mercado e Campo Grande. Em 20 de outubro deste ano, também entrou em circulação nesse trecho a BRT21, semiexpressa.

Já o trecho entre os terminais Mercado e Satélite Íris já conta com a BRT25 (paradora) e a BRT26 (semiexpressa). As paradoras funcionarão diariamente. As semiexpressas, apenas nos horários de pico, de segunda a sexta-feira (5h às 8h e 16h às 19h).

No Corredor Ouro Verde, a BRT10, que é semiexpressa nos dias úteis, circula desde 31 de março entre os terminais Central e Ouro Verde.

Comentários

Comentários