O feriado do Dia Mundial do Trabalhador, nesta quarta-feira, 1º de maio, deve impactar uma série de serviços e atividades em Campinas. Exceto atividades essenciais, os serviços públicos, por exemplo, encerram nesta terça-feira, 30, às 18h, e retornam apenas na quinta-feira, 2. Os comércios, por sua vez, cumprem abertura facultativa.
Confira abaixo o que abre e fecha em Campinas durante o feriado.
Prefeitura de Campinas - plantão dos serviços essenciais para garantir o atendimento emergencial durante o feriado do Dia do Trabalhador; expediente nas repartições públicas será encerrado na terça-feira, dia 30, às 18h, e retomado na quinta-feira, dia 2 de maio, às 8h.
Comércios de rua - De acordo com a Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), a abertura das lojas é facultativa, entre 9h e 17h.
Shoppings:
- Campinas Shopping: lojas e quiosques funcionam das 12h às 20h; restaurantes, das 11h às 23h
- Galleria: lojas e quiosques funcionam das 12h às 20h; restaurantes e praça de alimentação, das 11h às 22h
- Parque Dom Pedro: das 10h às 22h
- Parque das Bandeiras: lojas funcionam das 12h às 20h; restaurantes e lazer, das 11h às 22h
- Iguatemi: lojas e quiosques funcionam das 14h às 20h; restaurantes e praça de alimentação, das 11h às 22h
- Prado Boulevard: lojas e quioesques funcionam das 14h às 20h; praça de alimentação, das 10h às 22h
- Spazio Ouro Verde: das 8h às 20h
- Unimart Campinas: das 12h às 20h
Defesa Civil – Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.
Guarda Municipal –Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado pelo telefone 153.
Sanasa/Água e Esgoto – Nesta quarta-feira, 1º de maio, não haverá expediente administrativo na Sanasa, mas uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de Atendimento ao Cliente também funcionará através dos teelfones 0800-7721195 ou 115.
Mercado Municipal – O Mercado Municipal não abre nesta quarta-feira, 1º de maio.
Feiras livres – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 7h às 12h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras livres na cidade: www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira.
Feiras noturnas – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 17h às 22h (horário oficial; pode se estender).
Bosques e parques – Todos os bosques e parques da cidade abrem normalmente na quarta-feira, 1º de maio.
Torre do Castelo – Na quarta-feira, 1º de maio, a Torre do Castelo abrirá normalmente para visitação, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
Sistema de Atendimento 156 – Fica fechado na quarta-feira, 1º de maio. Funciona apenas o atendimento do 156 pelo aplicativo WhatsApp. Para acessar o serviço, basta salvar o número (19) 2116-0156 na lista de contatos.
Coleta de lixo domiciliar - Será feita somente nos setores alternados, período diurno.
Coleta de lixo hospitalar – Será feita somente nos grandes geradores (serviços de saúde com maior geração de lixo).
Coleta seletiva – Não haverá.
Varrição – será feita em sistema de plantão.
Sistema Público de Saúde – Os centros de saúde permanecem fechados na quarta, 1º de maio. Os prontos-socorros do Mário Gatti e do Ouro Verde, assim como o Samu e as UPAs Campo Grande, São José, Anchieta e Carlos Lourenço funcionam normalmente, 24h.
Centro Público de Apoio ao Trabalhador – As unidades do CPAT do centro e nos Agilizas do Campo Grande e Ouro Verde encerram atendimento na terça-feira, 30 de abril às 16h30 e retomam na quinta-feira, 2 de maio às 7h30.
Ceasa – A área administrativa da Ceasa, o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar encerrarão suas atividades na terça-feira, dia 30 de abril, às 16h12, e retoma na quinta-feira, dia 2 de maio, às 8h. O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) funcionará na quarta-feira, dia 1º de maio, das 7h à 12h, e volta suas atividades normais na quinta, dia 02, às 7h. O Mercado de Flores funcionará na quarta –feira, dia 1º, das 8h às 13h. O Mercado de Hortifrúti funcionará na quarta-feira, dia 1º de maio, das 7h às 13h.
Trânsito e transporte coletivo – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mantém os serviços essenciais e de emergência, prestados durante o feriado no Dia do Trabalhador, na próxima quarta-feira, 1º de maio.
Pátio Municipal - O atendimento para liberação de veículos apreendidos ao Pátio Municipal fica suspenso durante o feriado do Dia do Trabalhador, na quarta (01/05) e será retomado na quinta-feira (02/05), a partir das 8h30. Durante o feriado, o recolhimento de veículos ao Pátio Municipal por irregularidades ou infrações de trânsito será mantido.
PAI-Serviço - Não haverá alterações na operação do PAI-Serviço, durante o feriado do Dia do Trabalhador. Os veículos circularão com a programação prevista para sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h. Também não haverá alteração no cronograma regular de agendamentos, que devem ser feitos pelo telefone 118 (opção 2), pelo aplicativo ou chatbot, disponível no site da Emdec. Este serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h seguindo o cronograma padrão.
Procon – Em virtude do feriado do dia do trabalhador, não haverá atendimento nos postos presenciais e telefônico do Procon no dia 1º de maio. O expediente retornará ao normal no dia 2.