Um incêndio atingiu a área do Instituto Biológico de Campinas, localizado no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, nesta quarta-feira, em dois momentos distintos.
As primeiras chamas foram registradas ainda no período da tarde e controladas pelo Corpo de Bombeiros. Entretanto, novos focos surgiram, exigindo a intervenção de bombeiros voluntários e o incêndio seguiu durante a noite e se aproximou de um barracão utilizado pelo Instituto Biológico.
Neste segundo episódio, as chamas e fumaça puderam ser avistadas de diversos pontos da cidade de Campinas.
De acordo com a corporação, o combate ao incêndio foi dificultado devido aos locais de difícil acesso, e as chamas chegaram próximo ao Ribeirão do Mato Dentro, uma área de preservação permanente.
O trabalho de combate às chamas foi concluído por volta de 1h30 da manhã desta quinta-feira. A área afetada pelo incêndio é estimada em dois campos de futebol.
A área onde está localizado o Instituto Biológico faz parte da antiga Fazenda Mato Dentro e foi incorporada à Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo como Estação Experimental do Instituto Biológico em 1937, sendo posteriormente integrada à Secretaria do Estado do Meio Ambiente