NOVIDADE

Campinas realiza primeiro enterro de animal em cemitério público

O cachorro Pingo, de sete anos, da tutora Maria Helena Batista Rodrigues foi sepultado no jazigo pertencente à família.

Por Thiago Rovêdo | 19/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para Sampi Campinas

Divulgação

Enterro aconteceu no Cemitério dos Amarais
Enterro aconteceu no Cemitério dos Amarais

A Setec (Serviços Técnicos Gerais) realizou nesta quinta-feira, 18, o primeiro sepultamento de animal de estimação em um cemitério municipal. O cachorro Pingo, de sete anos, da tutora Maria Helena Batista Rodrigues foi sepultado no jazigo pertencente à família no Cemitério dos Amarais. O animalzinho tinha cor de avelã e era um cruzamento da raça Rottweiler com Labrador.

A partir de agora, tutores que tenham jazigo em qualquer cemitério público de Campinas poderão realizar o enterro de seu pet. A Lei nº 16.522, que autoriza o sepultamento dos animais foi sancionada pelo prefeito Dário Saadi em 8 de março e regulamentada por resolução de 8 de abril.

Animais domésticos que pesem até 120 quilos, que é o peso máximo de cães de raças de grande porte. Além dos gatos e cachorros, também podem ser sepultados outras espécies de animais, desde que sejam de estimação e não ultrapassem o peso estabelecido.

O sepultamento custa R$ 233,29 e o valor é o mesmo independentemente se o animal pesar 5 kg ou 120 kg (peso máximo). O enterro sai por R$ 116,64, caso o tutor decida sepultar somente as cinzas. Os custos são menores que os praticados por cemitérios particulares de animais.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.