POLÍTICA

Flávio Paradella: Tourinho vai pra cima sem sair do lugar

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução/Instagram
Pedro Tourinho (PT) é pré-candidato do partido à prefeitura de Campinas
Pedro Tourinho (PT) é pré-candidato do partido à prefeitura de Campinas

O Partido dos Trabalhadores em Campinas se movimenta para um grande evento de campanha neste final de semana em torno da pré-candidatura de Pedro Tourinho ao cargo de prefeito de Campinas.

Neste sábado, Tourinho, vereadores e membros da legenda convocam a militância para o “Vamo pra Cima” a ser realizado no Sindipetro, no Jardim Chapadão.

Podemos dizer que é o primeiro fato da campanha, ou atendendo a legalidade jurídica, pré-campanha do PT para lançar o nome do ex-vereador na corrida eleitoral e estabelecer com os partidários os nomes a disposição na chapa para vereadores, além de apresentar os aliados.

Um deles é o PSOL, inclusive com chamada nas redes sociais feita pelo vereador Paulo Bufalo. A legenda não faz parte da Federação PT-PcdoB-PV, mas se integra a chapa para a eleição majoritária e dita as regras na comunicação e visual das redes.

O PSOL indicará mais uma vez o nome da vice de Tourinho, como aconteceu em 2020, e, de novo, será Edilene Santana, aprovada em pré-convenção.

Outro partido a fazer parte da aliança é a REDE, a legenda da ministra Marina Silva, esvaziada nacionalmente e praticamente nula, neste momento, em Campinas.

Apesar da movimentação grande, a campanha de Tourinho ainda patina. Entendo a necessidade de atender as bases e fortalecer o alicerce, porém o pré-candidato não mostrou uma atuação fora da bolha de esquerda. E ficar apenas dentro do próprio conjunto não vai levar Tourinho a principal cadeira do Palácio do Jequitibás.


Visão do 4º Andar

Dentro da prefeitura, interlocutores tratam com cautela a pré-candidatura de Pedro Tourinho, que por muito pouco não foi para o segundo turno na última eleição, e neste ano terá atenção do governo federal, com o presidente Lula de cabo eleitoral.

Membros da equipe de Dário consideram o ex-vereador qualificado politicamente e com trajetória importante em Campinas, mas avaliam que o modelo petista na cidade ainda segue preceitos da velha guarda municipal da legenda, o que causa estagnação.

De todo modo, não deixam de levar em conta a força do partido em Campinas.

Fator Tarcísio

Outro ponto que não se pode descartar é o momento de alta aprovação do atual governador do estado de São Paulo.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) é aprovado por 62% dos paulistas, de acordo com pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira, 11.

O PT tem pavor de Tarcísio, representante do Bolsonarismo. Porém os principais adversários em Campinas, Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (Cidadania), disputam a imagem do governador e ‘surfam’ em determinados momentos em pautas conservadoras e de costumes.

Política é momento. E o momento é de Tarcísio. Em 11 de abril de 2024, ter o governador ao lado fortalece o candidato.

Aurélio no Avante

Em conversações com as três principais candidaturas a prefeitura de Campinas, o Avante começou a apresentar os novos filiados.

Entre tantos nomes, um deles chamou a atenção. O ex-presidente da Câmara de Campinas, Aurélio Cláudio, agora integra a legenda.

Político experiente, Aurélio já foi o candidato mais votado a vereador em 2008, época em que vinha sendo atingido por denúncias de irregularidades. O ex-parlamentar chegou a ser condenado por improbidade administrativa.

Hoje, luta para tentar voltar a vida pública e encontrou no Avante a legenda para disputar a eleição, depois de caminhar por PDT e PMB (Partido da Mulher Brasileira).

-

Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.br

Comentários

Comentários