BOTECOS

Grupo Facca Bar adquire Bar Azul e promete reformulação completa

O Bar Azul a outros bares do Grupo Facca: Facca Bar, Spaguetti Bar e Tênis Clube de Campinas.

Por Higor Goulart | 06/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/Bar Azul

Bar Azul; desde de 1954, bar se mantém na Rua Coronel Quirino, no Bairro do Cambuí
Bar Azul; desde de 1954, bar se mantém na Rua Coronel Quirino, no Bairro do Cambuí

O Grupo Facca Bar adquiriu um dos mais tradicionais bares de Campinas, o Bar Azul. Localizado na Rua Coronel Quirino, no Bairro do Cambuí, o estabelecimento surgiu em 1954 e desde então recebe gerações de clientes. Hoje, se junta a outro clássico dos anos 50, o Facca Bar.

“Em 2005 assumimos o Facca Bar, que já fazia parte da cultura de Campinas, premiado na arte de fazer bons petiscos e atender bem. Agora, assumimos também o mais tradicional Bar do Cambuí e da cidade. Então, hoje temos dois ícones de boteco”, comemorou o gerente do Grupo Facca, Antônio Vicente dos Santos.

De acordo com Vicente, a aquisição promete uma reformulação total do Bar Azul. A ideia, afinal, é manter o nome e o tradicionalismo, mas trazer um ar diferente ao estabelecimento.

“Vamos seguir somente com o nome e espaço. Teremos um cardápio novo e com todos os funcionários treinando no Facca Bar. Já reformamos também calçada, balcão, cozinha e colocamos azulejos de boteco em todo o bar”, contou.

O Bar Azul se junta ao Facca Bar, Spaguetti Bar e Tênis Clube de Campinas.

Bar Azul


O Bar Azul surgiu em 1954 pelas ideias de Manoel Paiva, um cearense, que já era familiarizado com a cultura dos botecos. Desde então, faz sucesso nas noites de Campinas no estilo bar raiz, com cervejinha gelada, drinks e as mais diversas ‘comidas de boteco’.

Facca Bar 


O Facca Bar também surgiu no finalzinho da década de 1950. A ideia surgiu de quatro amigos, que trabalhavam no Bar Ideal, na esquina das ruas Barão de Jaguara e Conceição. Juntos, eles pediram conta e decidiram abrir o próprio estabelecimento.

Assim, bem pertinho, na Rua Conceição, Antônio Facca Filho, Mossoró, Totta e Chico conseguiram rapidamente conquistar os clientes antigos e se tornaram um dos principais pontos de Campinas.

Em 1984, no entanto, o bar fechou as portas, após a morte de Facca.

Com um novo grupo, em 2005, ressurgiu em acordo com a família dos fundadores. Desde então, voltou a ser referência em chope gelado, feijoada, lanchinhos e outras porrções.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.