POLÍTICA

PDT fecha apoio a Rafa Zimbaldi e pode indicar vice na chapa

Em encontro realizado no último sábado, 30, o partido e Rafa alinharam o entendimento e selaram a aliança para as eleições municipais.

Por Flávio Paradella | 01/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/PDT

O presidente do PDT Campinas, Casemiro Reis, se colocava como pré-candidato a prefeito e, com o acordo, abre mão da disputa.
O presidente do PDT Campinas, Casemiro Reis, se colocava como pré-candidato a prefeito e, com o acordo, abre mão da disputa.

O diretório municipal do PDT em Campinas definiu apoio à pré-candidatura de Rafa Zimbaldi (Cidadania) para disputar a prefeitura de Campinas e poderá indicar o nome a vice na chapa encabeçada pelo Deputado Estadual. Em encontro realizado no último sábado, 30, o partido e Rafa alinharam o entendimento e selaram a aliança para as eleições municipais.

O presidente do PDT Campinas, Casemiro Reis, se colocava como pré-candidato a prefeito e, com o acordo, abre mão da disputa. Porém, a sigla teve como garantia participar da coordenação da campanha, do plano de governo e, caso eleito, integrar o possível governo de Rafa Zimbaldi.

“Rafa Zimbaldi é a maior representação da oposição ao atual governo em Campinas, são 12 anos de um mesmo governo, e enfrentamos os mesmos problemas de décadas. A cidade por ter um orçamento de mais de R$ 9 bilhões, pode e merece mais, precisamos fazer com que Campinas tenha uma gestão pública mais humana, e com planejamento, e por isso o PDT tem buscado um plano de governo novo para nossa cidade. Podendo ainda fazer parte da chapa de Zimbaldi com a indicação do candidato(a) a vice”, disse Casemiro.

O pré-candidato Rafa Zimbaldi defendeu a aliança com o PDT campineiro. “O PDT vem com muita força e renovação para o processo eleitoral deste ano e irá participar efetivamente da coordenação, do plano de governo, e ainda fará parte do núcleo de campanha. Essa parceria com o novo PDT de Campinas fortalece aquilo que podemos oferecer de melhor a nossa população”, disse Rafa Zimbaldi.

PDT em Campinas

O PDT campineiro já comandou a prefeitura com Hélio de Oliveira Santos (Dr. Hélio), eleitor em 2004 e reeleito em 2008. O mandato de Hélio terminou mais cedo com a cassação do prefeito, com o governo mergulhado em denúncias de corrupção.

Em 2012, após a cassação de Hélio e o vice Demétrio Vilagra (PT), o então presidente da Câmara, Pedro Serafim, na época no PDT, assumiu a prefeitura após vencer a eleição indireta para cumprir o fim daquele mandato. Serafim disputou o pleito em 2012, mas fracassou nas urnas.

Em 2016 e 2020, o PDT lançou o nome de Dr. Hélio a prefeito, mesmo com problemas jurídicos que impediam a efetivação da candidatura.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.