EDUCAÇÃO

Professora de Campinas ministra oficinas sobre jornalismo para crianças no Nordeste

As atividades integraram o ciclo formativo “O que diz a criança brincante”, do Centro Cultural do Cariri, no Ceará.

Por Flávio Paradella | 30/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação

As crianças refletiram sobre falta de visibilidade e, a partir disso, tiveram a chance de criar suas próprias representações
As crianças refletiram sobre falta de visibilidade e, a partir disso, tiveram a chance de criar suas próprias representações

A Professora Juliana Doretto, da Faculdade de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, conduziu oficinas sobre mídia e jornalismo para crianças participantes de manifestações culturais tradicionais na região do Cariri, no Ceará, neste mês de março.

As atividades integraram o ciclo formativo “O que diz a criança brincante”, do Centro Cultural do Cariri, que busca promover, por meio da Educomunicação, o protagonismo infantil em questões culturais do Estado e seu papel na preservação e disseminação dessas tradições.

"A proposta das oficinas foi dialogar com as crianças sobre a representação midiática infantil, ou melhor, sua ausência – um cenário comum. Discutimos sobre o fato de as crianças serem pouco ouvidas, especialmente nas notícias e no jornalismo, que são minha área de atuação principal", enfatizou a professora.

Por meio dessas conversas, as crianças refletiram sobre essa falta de visibilidade e, a partir disso, tiveram a chance de criar suas próprias representações e compartilhar suas experiências de vida no Cariri e de participação nas manifestações culturais locais.

Utilizando um gravador profissional, elas entrevistaram outras crianças e adolescentes do grupo cultural, sendo orientadas sobre o uso desse material para a produção de um programa de rádio.

Ao final das três oficinas, as crianças visitaram a rádio Unaé, no Centro Cultural do Cariri, para ouvir trechos das entrevistas previamente editadas por técnicos e jornalistas. Além disso, tiveram a oportunidade de se apresentar em público. Esse conteúdo será disponibilizado no site do centro cultural.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.