POLÍTICA

O Novo candidato a prefeito

Zé Afonso será o primeiro candidato na história do partido Novo a disputar o governo de Campinas.

Por Flávio Paradella | 23/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi Campinas

Reprodução/FPX Cast

Zé Afonso tem a proposta de privatizar três empresas públicas
Zé Afonso tem a proposta de privatizar três empresas públicas

O pré-candidato pelo partido NOVO a prefeitura de Campinas, Zé Afonso, tem a proposta de privatizar três empresas públicas: Ceasa (Central de Abastecimento de Campinas), a IMA (Informática de Municípios Associados) e a Setec (Serviços Técnicos Gerais).

Para o nome escolhido pela legenda para o primeiro candidato da história da sigla ao Palácio do Jequitibás, as três autarquias e/ou empresas não tem função primordial para a administração pública, e servem para atender ao clientelismo entre o executivo e aliados sedentos por cargos para efetivar o apoio.

Um detalhe importante, Zé Afonso, ou José Afonso Bittencourt, já foi membro do Conselho da Sanasa na gestão Izalene Tiene (PT), indicado pelo falecido deputado João Hermann para ser diretor de Macrorregião na administração Hélio de Oliveira Santos (PDT), secretário de desenvolvimento econômico na era Pedro Serafim (PDT), e vice-presidente da Ceasa-Campinas, um dos alvos para venda, no governo Jonas Donizette (PSB). Zé Afonso diz, que no caso dele, a nomeação foi técnica.

O pré-candidato anunciado pelo Novo há uma semana participou na quinta-feira (21) do FPX Cast #20, podcast de entrevistas conduzido por este colunista. No episódio, Zé Afonso contou um pouco da infância com o convívio com o colega de futebol que viria ser prefeito de Campinas, o saudoso Antônio da Costa Santos (PT), o Toninho, e a forte amizade desde criança com outro político que já partiu, Biléo Soares (PSDB).

É claro que as propostas dominaram a entrevista. Sobre as privatizações, o político sabe que só podem ser realizadas com a anuência da Câmara de Vereadores, local em que tal ideia precisa ter ampla maioria para ser efetivada. Zé Afonso acredita que, sendo eleito, a legitimidade do voto garantirá o sucesso da medida perante o pensamento dos parlamentares. No que foi provocado sobre o conflito de justamente depender de parlamentares e partidos que indicam nomes para compor o executivo para aprovar a privatização, Zé Afonso mais uma vez creditou que a vontade do povo será soberana, pois vencendo a eleição a proposta de privatização também vencerá.

O pré-candidato do Novo defende uma outra forte bandeira do novo, o enxugamento da máquina pública e prometeu cortar secretárias da prefeitura de Campinas, de 24 pastas existentes para 14. Neste caso, há autonomia do prefeito.

Bronca

O figurino escolhido por Zé Afonso para participar do podcast transmitido pela plataforma Youtube fez o Novo puxar a orelha do pré-candidato.

O postulante ao cargo de prefeito usou uma camisa polo amarela, com detalhes verdes e azuis e estampa com a palavra “Brasil”. Além disso, durante a entrevista enalteceu por várias vezes a gestão e a figura do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O incômodo gerado ao Novo é que Zé Afonso se vestiu como um personagem que outrora encontrávamos em frente aos quartéis.

Lula lá

O pré-candidato do PT ao governo municipal, Pedro Tourinnho, fez um tour por Brasília esta semana e a visita a palácios e ministérios culminou com um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem o ex-vereador de Campina posou para fotos e claro postou nas redes sociais.

“É uma honra para mim poder conversar sobre a reconstrução em curso no nosso país e os desafios que Campinas enfrenta e pode superar. Todo mundo merece uma oportunidade para crescer na vida, progredir, ver os filhos bem, prosperar”, disse Pedro Tourinho.

O petista também se encontrou com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e Adalberto Maluf, secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano.

Projeto anti-funk na pauta

Entrou na pauta. Está previsto para segunda análise nesta noite de segunda o Projeto Anti-Funk do vereador Nelson Hossri (PSD).  A proposta foi aprovada em primeira votação na segunda e agora volta para apreciação final para determinar a implementação de um programa de conscientização junto à rede de educação - pública e privada - de Campinas.  O objetivo é orientar pais, responsáveis e alunos, bem como capacitar professores, sobre malefícios de músicas com letras que façam apologia ao crime ou ao uso de drogas. ou que contenham expressão pornográfica ou linguajar obsceno.

Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.br

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Adriano Ayres Gomes
    24/03/2024
    Não se iludam pessoal pode ter certeza que esse candidato ele está puxando o lado do Belarmino dono do transporte público em Campinas e dos demais empresários porque a proposta dele é uma das propostas que não tá fazendo falta em Campinas porque se ele falasse que ele ia combater a máfia do transporte público e a máfia da Saúde Pública Aí sim poderiamos tentar imaginar dá um voto de confiança mas como todos já vimos olha os principais motivos então para já dá para todo mundo ver que nada mais nada menos que ele está sendo patrocinado por algum mafioso empresário de Campinas que manda e desmanda em qualquer gestão de prefeito de vereador e de qualquer partido agora vamos acordar gente depois não adianta cobrar fazer barraco jogar a culpa dá para ver quem tem vontade de ajudar e mudar Campinas de verdade e tem apenas é apenas uma ilusão para os eleitores porque quem sabe dos problemas de verdade quem sabe os problemas que passamos são quem vive o dia a dia caso contrário é tudo para uma marionete