POLÍTICA

A vitoriosa noite da esquerda

Oposição comemorou adiamento de proposta para alterar o parcelamento de solo e que deve aumentar a expansão urbana em Campinas

Por Flávio Paradella | 21/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/CMC

Manifestantes acompanharam a Reunião Ordinária do legislativo nesta quarta-feira (20)
Manifestantes acompanharam a Reunião Ordinária do legislativo nesta quarta-feira (20)

Uma noite de vitória expressiva para a oposição na Câmara de Campinas com a retirada provisória do projeto do prefeito Dário Saadi (Republicanos) que visa alterar o parcelamento de solo e aumentar a expansão urbana em áreas rurais. O projeto estava na pauta da Reunião Ordinária do legislativo nesta quarta-feira (20).

Segundo o Executivo, a mudança proposta tem caráter técnico, com objetivo de adequar a legislação municipal ao que determina a Lei de Normas Gerais em matéria de direito urbanístico vigente no país.

A administração alega que a proposta é apenas uma adaptação, ou melhor, uma adequação da legislação municipal ao que já se segue no país a fora, mas a oposição não entende dessa forma.

Para os vereadores que compõem o bloco, a intenção da prefeitura é aumentar as áreas urbanas dentro do município para beneficiar a especulação imobiliária, em evidente e visível proliferação em Campinas.

Os seis parlamentares de esquerda alegam que o parcelamento do solo abre espaço para o avanço imobiliário na área rural e coloca em risco a preservação ambiental, com a possível devastação das áreas verdes e afetando, inclusive, a segurança hídrica de Campinas.

A situação nega a motivação do projeto e os supostos impactos catastróficos imbuídos nos discursos da oposição, mas com um plenário mobilizado contra o PL e uma certa falta de vontade em vereadores da situação em votar a proposta, o líder de governo, Paulo Haddad (Cidadania), pediu vistas ao projeto que iria ser apreciado em primeira votação e, dessa forma, ele foi adiado.

Mariana Conti (PSOL), Paulo Bufalo (PSOL), Paolla Miguel (PT), Guida Calixto (PT), Cecílio Santos (PT) e Gustavo Petta (PcodB) comemoraram a vitória parcial no plenário. Digo parcial pois o projeto pode voltar a qualquer momento à pauta da Câmara. Vai depender da real necessidade da proposta ser votada neste ano, ainda mais por ser eleitoral.

CPI da Água

A vereadora Mariana Conti foi além e propôs uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Água para apurar os riscos à segurança hídrica de rios, mananciais e abastecimento por causa do avanço de empreendimentos imobiliários em Campinas. A parlamentar quer investigar o impacto ao meio ambiente das construções de condomínios na cidade.

Apesar de precisar de apenas 1/3 de assinaturas para a abertura da CPI, a vereadora sabe que não vai conseguir apoio dos colegas, mas conseguiu criar um fato político e eleitoral.

Pé no PP

Está cada vez mais escancarado que o vereador Marcelo Silva (PSD) vai migrar para o PP. Vale lembrar que, no ano passado, foi o parlamentar um dos organizadores para levar Delegada Terezinha e o Secretario de Planejamento, Marcelo Coluccini, ao partido Progressistas.

O vereador foi procurado, mas desconversou, porém, nas redes sociais o movimento fica explícito. Marcelo Silva fez uma postagem para enaltecer a aprovação na Câmara do Deputados do projeto que põe fim na “saidinha temporária de presos”.

Além de aproveitar o momento político para engajar com o público conservador, Marcelo Silva usou na edição do post um vídeo do deputado federal, Maurício Neves, presidente estadual do Progressistas, e ainda agradeceu a Ciro Nogueira, senador do PP e presidente nacional do partido.

Dário saidinho

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), também se pronunciou sobre o “fim da saidinha”. Em publicação nas redes municipais, Dário disse “Finalmente! Só na última terça, a PM (Polícia Militar) de Campinas prendeu 12 presidiários que desfrutavam de saidinha. Essa mordomia é uma aberração. Que bom que vai acabar!”.

Zé Afonso no FPX Cast

O nome escolhido para disputar a prefeitura de Campinas, o economista Zé Afonso será o entrevista desta quinta-feira, no vigésimo episódio do FPX Cast, podcast deste colunista na plataforma Youtube. O FPX Cast com Zé Afonso será ao vivo, às 19h, em youtube.com/@fpxcast.

Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.br

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.