PROTOCOLOS

Jaguariúna adota medidas para agilizar diagnósticos de dengue

Uma das iniciativas adotadas foi a aquisição de testes rápidos da doença

Por Flávio Paradella | 21/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/Prefeitura de Jaguariúna

Foi estabelecida uma unidade de apoio para acompanhamento e monitoramento dos pacientes que passaram pela UPA com sintomas de dengue
Foi estabelecida uma unidade de apoio para acompanhamento e monitoramento dos pacientes que passaram pela UPA com sintomas de dengue

A Prefeitura de Jaguariúna implementou novas medidas visando melhorar o fluxo de atendimento e acelerar os diagnósticos dos pacientes com suspeita de dengue na cidade.

Uma das iniciativas adotadas foi a aquisição de testes rápidos de dengue, já em uso na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Estes testes são realizados após a triagem dos pacientes que estejam entre o primeiro e o quinto dia de sintomas, proporcionando resultados em até 20 minutos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, um resultado negativo no teste rápido não exclui a possibilidade de o paciente estar infectado com a doença. Por isso, os pacientes recebem orientação para realizar um novo teste a partir do sexto dia dos sintomas, a fim de confirmar o diagnóstico.

Além disso, foi estabelecida uma unidade de apoio para acompanhamento e monitoramento dos pacientes que passaram pela UPA com sintomas de dengue. Esta unidade opera nos finais de semana na Unidade Básica de Saúde 12 de Setembro, das 7h às 11h.

O horário de funcionamento dos laboratórios das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também foi ampliado em uma hora e estendido para os finais de semana. Este tempo adicional de atendimento será exclusivamente destinado aos casos suspeitos de dengue.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.