AJUDA

Botão SOS Gama tem primeiro acionamento e vítima recebe ajuda da Guarda de Campinas

Vítima pediu ajuda após descumprimento de medida protetiva enquanto estava em um estabelecimento no Centro de Campinas.

Por Thiago Rovêdo | 17/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para Sampi Campinas

Divulgação

Vítima pediu ajuda após descumprimento de medida protetiva
Vítima pediu ajuda após descumprimento de medida protetiva

O Botão SOS Gama teve o primeiro acionamento após uma semana de lançamento. Uma assistida do programa Guarda Amigo da Mulher pediu ajuda à Guarda Municipal de Campinas por meio do aplicativo de emergência. A mulher tem 36 anos e relatou aos agentes de segurança que o ex-marido descumpriu a medida protetiva e a agrediu com socos na cabeça em um estabelecimento comercial no Centro da cidade.

O Botão SOS Gama é uma ferramenta destinada às mulheres que são acompanhadas pelo programa Guarda Amigo da Mulher e que possuem medida protetiva. Por meio de um aplicativo de celular, a mulher poderá acionar a Guarda Municipal rapidamente em caso de aproximação do agressor. 

Com medo das agressões, a vítima, de 36 anos, acionou o dispositivo. Uma viatura da GM se deslocou até o endereço indicado e, após três minutos do acionamento, chegou ao local. Mas o homem já tinha deixado o estabelecimento. Uma testemunha confirmou as agressões.

A vítima afirmou que tem duas medidas protetivas contra o ex-marido. A mulher foi orientada pelos guardas municipais no atendimento da ocorrência e teve o acompanhamento da equipe Guarda Amigo da Mulher (Gama), assim que foi tomado conhecimento dos fatos.

Assim que o Botão é acionado, um alarme dispara na Central de Comando e Controle (Cecom), da Guarda Municipal, e a viatura que estiver mais próxima ao local de acionamento é encaminhada para atender a ocorrência.

O dispositivo conta com tecnologia de georreferenciamento (GPS), que compartilha a localização em tempo real da vítima com o Cecom.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.