POLÍTICA

A última revoada no ocaso tucano

Ao PSDB municipal resta a antiga expressão: 'o último a sair, apague a luz'.

Por Flávio Paradella | 12/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi Campinas

Pixabay

O deputado federal Carlos Sampaio já fez a sua migração para o PSD, e é esperado que o restante do ninho tucano municipal siga o mesmo caminho em direção aos braços de Gilberto Kassab.

O partido, que outrora protagonizava disputas eleitorais com o PT, agora enfrenta um declínio, e a situação foi agravada pela intervenção no diretório estadual que ocorre desde o ano passado, impedindo que os filiados da sigla determinem o presidente do estado.

Segundo fontes próximas, essa intervenção foi o estopim para que Carlão deixasse o partido após mais de 30 anos de filiação, e o grupo que o acompanha está seguindo o mesmo rumo, migrando para o PSD.

As lideranças do PSDB em São Paulo têm expressado preocupação e insatisfação com os recentes acontecimentos, que também afetaram Campinas. Apesar da realização da convenção municipal e da eleição de uma nova executiva, o Diretório de Campinas ainda não foi formalizado junto à justiça eleitoral, devido à intervenção.

Essa situação tem gerado discordância dentro do partido, com membros manifestando descontentamento em relação aos rumos tomados pelo PSDB, e muitos já preparando suas saídas em direção ao PSD.

Vale ressaltar que o PSDB estava se organizando para lançar novas candidaturas na disputa municipal, com a montagem de uma chapa completa para outubro. A incerteza agora é como esses nomes se encaixarão no planejamento que já estava em curso no PSD.

De qualquer forma, ao PSDB municipal resta a antiga expressão: "o último a sair, apague a luz".

Rodrigo Garcia Fora
O ex-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou na tarde desta segunda-feira sua desfiliação do PSDB.

Em comunicado, Garcia declarou: “Apresento hoje (11) minha desfiliação ao PSDB. Faço com a tranquilidade e a certeza de que deixamos, numa parceria de quase 30 anos nas gestões públicas de São Paulo e do Brasil, um modelo de governar, baseado em princípios que sempre conjugamos, aquele da proteção aos mais necessitados, da responsabilidade fiscal e da inovação na gestão”.

A decisão de Garcia de deixar o PSDB veio como uma reação à intervenção da Executiva Nacional do partido, que anulou a eleição do presidente estadual da legenda. Nessa eleição, Marco Vinholi, ex-secretário na gestão Dória e Garcia, foi escolhido para liderar o partido em São Paulo.

Calmaria
Uma reunião convocada pela presidência da Câmara e lideranças selou um cessar-fogo na Câmara de Campinas após a retiradas forçada da homenagem a Jair Bolsonaro.

Vereadores descontentes com a vitória da bancada de esquerda planejavam por revanchismo derrubar também a honraria proposta pelo vereador Gustavo Petta (PcdoB) à Maria Alice Ribeiro, da Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

O projeto quase foi votado na semana passada, mas uma manobra do presidente Luiz Rossini evitou a apreciação naquele clima terrível, o que gerou reações grosseiras contra o comandante da Casa de Leis.

Nesta segunda, uma conversa para apaziguar os ânimos fechou um acordo de armistício momentâneo e uma das condições foi a retirada da urgência da honraria e, por consequência, também da pauta de votação, o que ocorreu sem qualquer manifestação ou truculência na reunião ordinária desta segunda-feira.

Votação
Os vereadores de Campinas aprovaram, na noite desta segunda-feira (11), em votação inicial, o Projeto de Lei proposto pelo vereador Nelson Hossri (PSD), que institui o Selo Amiga das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Esse selo será concedido a pessoas jurídicas de direito público ou privado, como estabelecimentos comerciais, instituições de ensino, entidades assistenciais e hospitais, entre outros, que desenvolvam ações voltadas para a defesa, saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA.

Saindo
O vereador Marcelo da Farmácia está se desfiliando do AVANTE. O pedido de desfiliação foi comunicado pela cúpula do partido, que havia iniciado um processo de expulsão contra o parlamentar. Marcelo foi denunciado por suposta prática de 'rachadinha' por um ex-assessor de gabinete.

Chegando
Por outro lado, Marcelo da Farmácia foi beneficiado com o "enquadramento" de Rodrigo da Farmadic, que perdeu o aliado no comando da subprefeitura do Ouro Verde, sendo exonerado na última sexta-feira. Com a saída de Farmadic, entra Da Farmácia, afinal o novo subprefeito nomeado para o distrito é ligado a Marcelo.

Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.