ELEIÇÕES 2024

Carlos Sampaio deixa o PSDB, se alia a Kassab e enfraquece Zimbaldi

A saída de Sampaio do PSDB não foi uma surpresa e tem impactos imediatos. O maior deles, enfraquecer a candidatura de Rafa Zilmbaldi (Cid), que não tem conseguido atrair apoios.

Por Flávio Paradella | 05/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi

Reprodução/Instagram

Carlos Sampio e Gilberto Kassab: tucano migrou para o PSD
Carlos Sampio e Gilberto Kassab: tucano migrou para o PSD

Após mais de 30 anos de filiação, o deputado federal Carlos Sampaio deixou o PSDB e assinou a filiação ao PSD, de Gilberto Kassab. Foi o próprio Kassab quem anunciou a novidade em uma postagem nas redes sociais informando a migração de Carlão para a sigla que comanda.

A saída de Sampaio do PSDB não foi uma surpresa, mas não deixa de ser um fato impactante na política de Campinas e estadual. Carlão vinha demonstrando, ainda na gestão João Doria (no governo do estado e com as rédeas dos tucanos) um descontentamento com os rumos da legenda, internamente e na política nacional.

Carlão, claramente, buscou vias conservadoras mais próxima ao bolsonarismo. Além disso, a batalha dentro do ninho tucano em que a convenção estadual do último dia 26 de fevereiro sequer conseguiu definir o nome do presidente do diretório no estado de São Paulo foi mais um ingrediente em uma receita que desandou, ao menos para os tucanos remanescente em São Paulo, com a ascensão de Marco Perilllo, ex-governador de Goiás, e Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, no comando da legenda.

Na política local, a aproximação com o atual governo de Dário Saadi, mesmo sem atos públicos e oficiais, era citada como algo solidificado. Isso levou a um choque com o deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania) que vai disputar a eleição para prefeito em Campinas na Federação Cidadania-PSDB, mas as pretensões de Sampaio colocavam em risco a candidatura. Agora, ao menos Carlão não é mais empecilho. Basta saber o que fará o ainda mais enfraquecido PSDB.

Carlos Sampaio deixa o PSDB no qual foi eleito deputado federal por 6 vezes, deputado estadual, disputou o cargo de prefeito de Campinas, foi vereador e secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública em Campinas.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.