SERVIÇO

Mais de 10,5 mil motoristas de Campinas precisam renovar a CNH até o fim de fevereiro

Por Redação | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Lidiana Cuiabano/Detran-MT
Documento pode ser apresentado tanto impresso (físico) quanto digital, através de smartphone
Documento pode ser apresentado tanto impresso (físico) quanto digital, através de smartphone

Mais de 10,5 mil motoristas de Campinas precisam renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) até o fim de fevereiro, informou o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Tratam-se de documentos cuja validade expira até o dia 29 e, consequentemente, deixam de ser aceitos quando apresentados à autoridade. A não renovação incorre em multa e apreensão do veículo (veja como fazer abaixo).

O órgão reforçou que as CNH’s vencidas podem ser renovadas em até 30 dias após o vencimento, sem risco de penalidade. Ou seja, os que deixaram para a última hora podem renovar o documento, na prática, até 29 de março.

Passado esse prazo, o condutor pode ser penalizado com sete pontos na carteira, visto que transitar com a carteira vencida é considerado infração gravíssima. Além disso, o valor da multa é de R$ 293,47. O veículo fica retido no pátio, enfim, até que um condutor habilitado vá até o local fazer a retirada do veículo.

Com renovar 
É possível fazer a renovação online pelo site do Detran.

A plataforma possibilita ao condutor ir fazendo um passo a passo, como a solicitação, a realização dos exames, pagamento de taxas e emissão do documento. A cada passo, o próprio site atualiza o status do andamento. Ao término do processo, o órgão emite o documento e manda para o endereço indicado.

Há, também, a possibilidade de se fazer presencialmente, em uma unidade do Detran. Em Campinas, o órgão funciona no Poupa Tempo do Campinas Shopping. Para ser atendido, é necessário fazer um agendamento prévio pela internet.

Comentários

Comentários