Único time do interior do país a vencer o Campeonato Brasileiro de Futebol, o Guarani é um dos times mais populares do futebol nacional. Sua camisa, também. Mas, nas últimas semanas, o manto bugrino transcendeu o futebol e se tornou ‘febre’ no Japão e na Coreia do Sul.
As responsáveis pela repercussão da camisa do Guarani são as cantoras Rio, da banda japonesa ‘NiziU’, e Gaeul, do grupo sul-coreano ‘IVE’. Nos últimos meses, ambas apareceram com o uniforme bugrino e o tornaram uma verdadeira peça de moda nos países asiáticos.
As lojas, por exemplo, começaram a reproduzir o uniforme em diferentes cores. Algumas passaram a adotar o azul. Outras até o preto, cor da rival Ponte Preta. Além disso, é possível encontrar modelos onde o texto do escudo foi alterado e uma estrela tomou o topo.
A ‘febre’ então se tornou tamanha que um dos sites que disponibilizam esses modelos chegou a mais de 3,6 mil vendas e descreve o produto como um moletom de nylon que pode ser usado tanto no verão quanto no outono.
Mas como se tornou popular?
Não existe uma resposta 100% precisa sobre como a camisa bugrina se tornou popular nos países asiáticos. A principal, inclusive apoiada pelo própria Guarani, é de quando o clube realizou uma excursão pelo Guarani, em 1996.
Na época, a delegação do clube de Campinas enfrentou o Verdy Kawasaki e o Kashima Antlers. Após as partidas, então, os mantos bugrinos foram entregues aos atletas e torcedores japoneses. A partir daí, então, existe a crença de que os uniformes começaram a circular pelo país.