POLÍTICA

Reações e a busca por alternativas

A relação que estava fragilizada se partiu em pedaços entre Rafa e Carlão e coloca, inclusive, em xeque a candidatura de Zimbaldi

Por Flávio Paradella | 13/01/2024 | Tempo de leitura: 4 min
Especial para a Sampi Campinas

Reprodução

O racha entre Rafa Zimbaldi (Cidadania) e Carlos Sampaio (PSDB) está cada vez mais escancarado. Após a última coluna que trouxe detalhes do ‘divórcio’ entre os dois, outrora, aliados, as manifestações de desacordo de um lado e de outro eclodiram.

Os aliados de Rafa buscaram a coluna, seja diretamente ou pelas redes sociais, com lamentação, ataques e, inclusive, com supostas motivações para a aproximação do tucano ao grupo do atual prefeito Dário Saadi. Falaram em acordos por cargos e autarquias municipais.

No sentido inverso, assessores ligados ao 4º Andar, em publicações nas plataformas digitais, cobraram respeito do grupo do deputado estadual para com Carlão e repudiaram o que chamaram de uso de jovem para ser “boca de aluguel” para proferir os ataques ao manda-chuva do PSDB na região.

Para quem não acompanhou o desenrolar dos fatos, a relação que estava fragilizada se partiu em pedaços entre Rafa e Carlão e coloca, inclusive, em xeque a candidatura de Zimbaldi por causa dos termos de Federação entre PSDB-Cidadania.

Leia mais: A declaração de guerra em Campinas

A principal pergunta: o que fará o candidato a prefeito de Campinas Rafa Zimbaldi? A situação é delicada e praticamente sem possibilidades de uma reviravolta. Digo praticamente, pois o certo hoje na política não é o certo amanhã. Rafa e seu grupo mais próximo devem estar analisando quais medidas podem tomar e, muito importante, quais alternativas podem usar.

Trocar de partido é uma opção. E já há siglas que se mostram de portas abertas para receber o deputado. Representantes do AVANTE, em mensagens ao colunista, disseram que Zimbaldi seria muito bem-vindo à legenda e adiantaram que já tiveram conversas com o deputado sobre a possibilidade.

Pode ser uma saída para a candidatura que sofreu um forte abalo sísmico e agora procura sair desses escombros. De qualquer maneira, Rafa já sabia das dificuldades para disputar a eleição com a aliança Cidadania-PSDB. Sem essa federação, o nível de adversidade tomou proporções gigantescas.

Sem conversa
Fontes ouvidas pela coluna dizem que o grau de distanciamento entre Rafa Zimbaldi e Carlos Sampaio chegou ao nível do tucano sequer atender ao deputado estadual.

A movimentação de Carlão no trajeto até o Palácio Jequitibás se intensificou no último trimestre do ano passado e desde então Rafa vinha buscando contornar a situação e “contornar a situação” significa falar e convencer quem tem a chave de diretório do PSDB: Carlos Sampaio.

Porém, mais de um interlocutor afirmou que Carlão não vem atendendo as ligações de Rafa. Sinal de que esse trem já partiu.

Segue o jogo
Alheios a confusão dos adversários, o atual prefeito Dário Saadi (Republicanos) e o também candidato a prefeito Pedro Tourinho (PT) seguiram suas vidas políticas normalmente.

Dário focou a semana no combate à dengue em Campinas, com anúncio de ações e participando do mutirão de limpeza no Jardim Eulina, umas das áreas mais afetadas pela doença na cidade. A metrópole teve a sexta pior epidemia da história em 2023, com mais de 10,8 mil casos.

Um detalhe que não pode passar desapercebido. Dário trocou sua foto nas redes sociais e retomou a imagem usada na eleição de 2020. Não é nada? Pode ser, mas é simbólico.

Tourinho por sua vez participou no começo da semana do ato pela democracia na segunda-feira, que lembrou o episódio patético em 8 de janeiro do ano passado em Brasília com a vandalização da praça dos Três Poderes e invasão e destruição dos palácios. Tourinho esteve na manifestação em Campinas no Largo da Catedral.

Durante a semana, também abordou as questões climáticas com uma postagem sobre a notícia de 2023 ter sido o ano mais quente de todos.

Festa do Figo
A Festa do Figo é uma das mais tradicionais da região e em ano eleitoral fica ainda mais importante para quem ocupa a cadeira do executivo em Paulínia.

A prefeita Capitã Lucimara (PSD) não foge a regra e tem exaltado o evento a exaustão em suas redes sociais, acompanhando montagem da estrutura, atrações e aspectos da organização.

A prefeita chegou a levar as rainhas e princesas das Festa do Figo para se encontrar com o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no Palácios dos Bandeirantes na Capital paulista.

Para surpresa de todos, o governador fez uma videoconferência com o ex-presidente Jair Bolsonaro que conversou com as representantes do evento e recebeu o convite para vir e participar da Festa do Figo, em Valinhos.

Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. É veiculada também pelo jornal OVALE Gazeta da RM Campinas, aos sábados. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.