A lagoa do parque do bairro São Domingos, localizado na região do Campo Belo, em Campinas, está com poluição em todo seu entorno. Além disso, diversos peixes começaram a aparecer mortos nas margens do local. A Prefeitura de Campinas afirmou que a mortandade aconteceu por conta de enchentes e não por conta de sujeira ou envenenamento.
Leia Mais
- Duas mulheres são presas por porte e tráfico de drogas em bar no Centro de Campinas
- Corpo é encontrado às margens de Rodovia com marcas de tiro na cabeça
- Vídeo: homem é executado na porta de casa em Americana
Em uma volta dentro do parque, que é utilizado pela população do bairro para caminhadas, confraternizações e até mesmo para as crianças brincarem, é possível ver a poluição ao longo da lagoa, como garrafas, latas e sacos plásticos.
"É um ambiente muito bom, muito bonito e dá pra trazer a família. Foi bem projetado para o pessoal do bairro. Devido a toda sujeira, acho que precisa ter limpeza ou tentar não poluir o lago vai fazer com quem os peixes não morram mais", disse Lucio Flávio, armador de ferragem.
Além da poluição, dezenas de peixes foram encontrados mortos na margem da lagoa e até mesmo no gramado. Vale lembrar que a pesca é proíbida no local.
"Faz tempo que foi proibido de pescar e essa poluição da água eu não sei nem de onde vem. Sei que os peixes estão morrendo. Agora o pessoal ainda fica teimando em pescar", afirmou José Soares da Silva.
Outro lado
Procurada, a Secretaria de Serviços Públicos afirmou que a equipe do DPJ (Departamento de Parques e Jardins) já está fazendo a limpeza da lagoa para retirar o lixo e os peixes mortos. O acúmulo de lixo na água e a mortandade de peixes teria ocorrido por causa das fortes chuvas da semana passada.
"Os animais saíram pela borda depois que a lagoa encheu e não conseguiram retornar ao espaço após o nível da água diminuir. Os resíduos foram levados das ruas por meio das galerias", informou a nota oficial.