OPINIÃO

Vê se te emenda

Por Flávio Paradella | 04/11/2023 | Tempo de leitura: 4 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação

Apesar do projeto aprovado para regularizar a vazão das emendas impositivas, a administração de Dário Saadi (Republicanos) continua sendo alvo de críticas contundentes por parte de vereadores de diferentes espectros políticos na Câmara de Campinas.

O desgaste persiste no relacionamento do prefeito com os parlamentares, já que no primeiro ano da medida, muitos não conseguem concretizar a destinação dos recursos para as propostas apresentadas. Diante deste cenário, foi elaborado um projeto de lei de urgência para permitir aos autores das emendas alterar o destino dos aportes em casos de impasse administrativo. No entanto, o remédio não surtiu efeito.

Na última semana, a Casa de Leis testemunhou novas manifestações de insatisfação, desta vez voltadas contra setores do Palácio dos Jequitibás. O vereador Nelson Hossri (PSD) foi particularmente incisivo, direcionando fortes críticas à Secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, por não concretizar as indicações.

Hossri subiu à tribuna e fez um discurso incisivo, condenando o que classificou como politicagem, e chegou a propor a convocação de Vandecleya para prestar esclarecimentos. “Você não pode permitir que uma secretária ‘venda’ um projeto pra você, e ao 45 do segundo tempo, sem motivação alguma, sem explicação nenhuma, simplesmente devolve. Isso daí é falta de caráter”, disparou o parlamentar.

Outro vereador que expressou sua insatisfação com a lentidão na execução das emendas foi Cecílio Santos (PT). Ele também utilizou a tribuna para explicar a estagnação e exigir uma solução por parte da prefeitura. No caso dele, o problema reside na Secretaria de Serviços Públicos. Cecílio indicou uma emenda impositiva para obras de recapeamento e drenagem na entrada do Jardim Rossin, mais precisamente na Rua Major Adolfo Rossin. No entanto, a indicação ainda não foi concretizada.

“Quero esclarecer a população que estou cobrando o secretário, estou cobrado o prefeito, para que, de fato, que a Rua Major Adolfo Rossin que é a entrada do Jardim Rossin posso receber essa melhoria”, afirmou um, até que, calmo Cecílio Santos, mas colocando o insucesso nos colos do prefeito e sua administração.

Este é o primeiro ano em que os vereadores têm à disposição as chamadas emendas impositivas. Eles podem alocar valores de até 1,2% da receita corrente líquida do município para projetos específicos, sendo obrigatória a destinação de pelo menos metade deste valor para a Saúde. No Orçamento de 2023, cada parlamentar teve à disposição R$ 2,7 milhões.

Embora o mecanismo conceda um pequeno poder executivo a cada parlamentar, a empolgação inicial se transformou em frustração em diversos casos, devido a obstáculos técnicos alegados pela prefeitura. Esta situação se tornou um desafio para Dário Saadi, que até o momento não conseguiu solucionar o problema, gerando um sentimento negativo entre os vereadores, principalmente da base aliada.

Os eternos 5%

A construção do viaduto na Avenida John Boyd Dunlop sobre a Avenida Transamazônica, no Jardim Garcia, parece finalmente estar chegando ao seu desfecho. Digo "parece" porque, com as intermináveis obras do BRT em Campinas, o meu sentimento de ceticismo é compreensível. Afinal, desde o governo Jonas, o secretário Carlos José Barreiro (anteriormente responsável pelos transportes e atualmente pela infraestrutura) afirmava que faltavam apenas 5% para a conclusão.

Agora, conforme anunciado pela prefeitura, o viaduto, dentro desta porcentagem, será entregue até o final de novembro, com os últimos detalhes de acabamento, a finalização da iluminação e o paisagismo.

A estrutura possui 55 metros de extensão e tem como objetivo primordial beneficiar o corredor BRT Campo Grande. Os ônibus não serão mais afetados pelos semáforos no cruzamento das avenidas.

No entanto, o principal gargalo deste corredor encontra-se em outro trecho, que passa pela construção de um viaduto com 150 metros de extensão, na altura da Rodovia dos Bandeirantes. A gestão Dário promete a entrega até fevereiro de 2024.

Ambas as obras totalizam um investimento de R$ 25 milhões e tiveram início em agosto de 2022. Com a sua conclusão, o lote 2 do BRT finalmente será concluído.

Wandão pela reeleição

Se o prefeito Dário Saadi se esquiva quando é questionado sobre a disputa à reeleição, o vice-prefeito, Wanderley de Almeida (PSB), é mais aberto ao tema. Em uma entrevista ao podcast BeeCast, Wandão compartilhou sua trajetória, detalhou projetos da administração e abordou o cenário para 2024.

“Eu tenho, lógico, uma expectativa muito grande de concluir o mandato junto com o Dário de maneira satisfatória. Conseguir ter o reconhecimento da população em uma reeleição do Dário. A minha expectativa tá em torno disso, em concluir o mandato que foi conferido pra gente e conseguir criar as condições pra reeleição do Dário em 2024”, afirmouWandão.

Frente Parlamentar

A Câmara de Campinas anunciou o lançamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento aos Efeitos da Emergência Climática nesta semana, sob a coordenação do vereador Paulo Bufalo (PSOL).

O objetivo do colegiado é propor investimentos, políticas públicas e iniciativas educativas para lidar com e mitigar os impactos resultantes das mudanças climáticas.

Para atingir esse fim, a Frente busca envolver não apenas vereadores, mas também representantes de entidades e membros da sociedade, que terão a oportunidade de participar ativamente dos trabalhos como integrantes do grupo.

Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. É veiculada também pelo jornal OVALE Gazeta de Campinas, aos sábados. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.