A Fórmula 1 chega ao Brasil neste fim de semana, para o Grande Prêmio de Interlagos 2023. E, como já é tradicional, os carros passam primeiros pelas pistas do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A chegada aconteceu entre esta segunda e terça-feira, 30 e 31.
Ao todo, sete voos voos vindos da Cidade do México aterrissaram no Terminal de Cargas de Viracopos. A operação transportou mais de 600 toneladas de carros e equipamentos, em aeronaves Boeing, dos modelos B744, B777 e B748.
A chegada dos carros marca a 21ª temporada seguida de parceria entre a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e Viracopos. “A chegada dos equipamentos da Fórmula 1 representa um marco importante para Viracopos, reforçando nossa posição como um dos principais aeroportos de carga do país. Estamos sempre comprometidos em garantir uma operação eficiente e segura para o sucesso do evento", disse a Diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan.
LEIA TAMBÉM - 385 e outras três linhas deixam de passar na Glicério; veja novos pontos
Agora, os carros partem em pelo menos cem viagens de carretas rumo ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Diferente do ano passado, quando manifestações nas rodovias atrasaram a operação, a expectativa é de que este ano seja sem surpresas.
De acordo com a Aeroportos Brasil - concessionária que administra Viracopos -, toda a operação envolve cerca de cem pessoas de diversas áreas, entre órgãos públicos, agentes de carga, companhias aéreas e empresas contratadas para o transporte e logística da operação.
Toda essa ação segue até a próxima semana, quando os carros e equipamentos serão enviados, entre os dias dias 6 e 8 de novembro, a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O país é sede do GP final da temporada, que já coroou Max Verstappen como tricampeão mundial.