INTERNACIONAL

Bola de Ouro: Vini Jr. leva prêmio por projeto social e Neymar nem comparece

Por Giovanna Laranjo | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Neymar, que sempre foi presença garantida no evento, não entrou para o ranking dos 30 indicados, enquanto Vini Jr chegou ao sexto lugar
Neymar, que sempre foi presença garantida no evento, não entrou para o ranking dos 30 indicados, enquanto Vini Jr chegou ao sexto lugar

A premiação “Bola de Ouro”, que aconteceu nessa segunda-feira, 30, deu o que falar entre os brasileiros. O atacante Vini Junior, do Real Madrid, foi o único brasileiro a entrar para o ranking dos 30 melhores jogadores indicados, conquistando o sexto lugar. Ainda ganhou o Prêmio Sócrates pelo projeto social criado e presidido por ele, o Instituto Vini Jr. O grande ganhador foi, novamente, Lionel Messi, que consquistou o prêmio pela 8ª vez.

O projeto que conferiu prêmio a Vini Jr.
O Instituto Vini Jr, criado em 2020, tem como objetivo usar o futebol para inovar na educação de crianças e jovens, em parceria com escolas públicas, e capacitar docentes em práticas pedagógicas antirracistas. O projeto já viabilizou oito salas especiais em escolas de São Gonçalo, cidade natal de Vini Junior, Rio de Janeiro, Mesquita, Rio Preto e Novo Hamburgo, todas cidades do estado carioca. A criação de uma escola modelo, em São Gonçalo, também está em processo de viabilização. 

“A educação liberta e transforma. Desde os 19 anos escolhi investir nela para impactar a sociedade. Aos 23, recebi o Prêmio Sócrates com o maior orgulho do mundo. O nosso trabalho no Instituto Vini Jr está apenas começando. Espero voltar mais vezes para buscar outros troféus que celebrem minha luta por um mundo mais justo”, afirmou Vinicius em publicação feita em seu Instagram.

O nome de Neymar também apareceu bastante nas redes sociais após a cerimônia de gala. O jogador não foi indicado para o prêmio e nem compareceu ao evento. Mas o que causou alvoroço foi o comentário do presidente Lula (PT) durante a live semanal “Conversa com o Presidente”. Lula afirmou que falta profissionalismo no futebol brasileiro.

“Quem quiser ganhar a Bola de Ouro tem que ser profissional, tem que se dedicar. Não combina com farra, com noitada. Ser profissional significa se dedicar, ser ídolo, ser exemplo. Se você não é exemplo, não serve para muita coisa”, disse.

Muitos acreditam que o presidente Lula se referiu indiretamente a Neymar. Lula ainda elogiou Messi, através das redes sociais, que ganhou sua oitava Bola de Ouro. O petista disse que o atacante argentino deveria ser exemplo aos atletas brasileiros.

Comentários

Comentários