POLÍTICA

Alerta para temporais (e só)

Com mais um período de estiagem se passando, estamos destinados a reviver essa rotina de tragédias, em um ciclo que poderia ser evitado com ações mais efetivas do poder público.

Por Flávio Paradella | 10/10/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/PMC

Uma fortíssima chuva no domingo, acompanhada de ventos a 81,5 km/h, marca uma sequência de tempestades em poucos dias que reacende a recente memória dos campineiros sobre os estragos, ainda visíveis, na cidade.

A previsão do temporal levou o prefeito Dário Saadi (Republicanos) a emitir um alerta nas redes sociais, antecipando uma tormenta que se manifestou inicialmente no sábado e ganhou ainda mais força no domingo.

A ventania, impiedosa, deixou um rastro de destruição pelo município. Árvores, mais uma vez, cederam ao solo, e os pontos já conhecidos por alagamentos tornaram-se, mais uma vez, intransitáveis. Os prejuízos ainda são contabilizados pela metrópole.

A magnitude das chuvas levou a prefeitura a acelerar um projeto de sinalização, com a instalação de câmeras e painéis, visando prevenir futuras enchentes. Esses equipamentos serão dispostos nos principais pontos de alagamento e inundação em Campinas.

Para uma cidade que há anos enfrenta a destruição provocada pelas chuvas, estas ações ainda se mostram insuficientes. Moradores, comerciantes e contribuintes já se encontram saturados de promessas e de ações paliativas.

Com mais um período de estiagem se passando, estamos destinados a reviver essa rotina de tragédias, em um ciclo que poderia ser evitado com ações mais efetivas do poder público.

Tormenta na Câmara
Os vereadores de Campinas aprovaram na noite desta segunda-feira, por unanimidade em votação inicial, um Projeto de Lei do Executivo que altera à Lei de Diretrizes Orçamentárias sobre as Emendas Impositivas que foram aprovadas na Câmara para execução.

De acordo com o texto que partiu do 4º Andar, a nova lei possibilita remanejamento de Emendas Impositivas em caso de impedimento técnico, a principal alegação da prefeitura para não cumprir com as determinações, o que vinha enfurecendo os parlamentares.

A proposta chegou ao legislativo para tentar acalmar os ânimos de vereadores, inclusive base e oposição se uniram para reclamar da falta de implementação por parte do executivo das demandas.

Mesmo com o projeto para tentar resolver o problema, o fogo amigo teve continuidade. O vereador Zé Carlos (PSB) ressurgiu com mais queixas sobre assunto, pontuou que o projeto é uma resposta aos questionamentos, mas se mostrou cético se realmente será uma solução.

“Eu espero que com esse acerto desse projeto, a nossa emenda seja contemplada o ano que vem, porque se depender só dos engenheiros da Secretaria de Infraestrutura eu temo que ela também não será atendida”, afirmou o ex-presidente da Câmara. Zé Carlos ainda disse que a Lei das Emendas precisa ser revista para incluir “alguma responsabilidade” caso as emendas não sejam efetivadas. Climão.

Analista de desempenho
A sessão ordinária desta segunda teve um discurso duro e contundente. O vereador Edison Ribeiro (União) subiu à tribuna para o seu discurso no pequeno expediente e não poupou palavras e criticou ferozmente a administração da... Ponte Preta.

Foi exatamente isso. O parlamentar usou o período que tem para discutir os problemas da cidade para reclamar da atual situação do time campineiro e questionar o vai e vem de João Brigatti no comando da equipe pontepretana.

Na reestreia de Brigatti, na noite desta segunda, a Ponte fez um primeiro tempo impressionante e abriu 3 a 0 para cima do Sport, em Recife, porém cedeu o empate e está na 16ª posição na Série B, uma acima do Z4.

Pedro Tourinho
O nome do PT para disputar a eleição municipal em Campinas, o ex-vereador Pedro Tourinho é o convidado especial do 10º episódio do FPX Cast, podcast deste colunista.

Tourinho vai contar a sua trajetória pessoal e política, analisar a administração municipal e dar um panorama sobre a gestão Tarcísio de Freitas e o governo Lula III.

A entrevista com Pedro Tourinho vai ao ar, excepcionalmente por causa do feriado, nesta quarta-feira, ao vivo, a partir das 18h.


Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. É veiculada também pelo jornal OVALE Gazeta de Campinas, aos sábados. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.