TEMPORAL

Rio Capivari transborda após temporal e deixa Monte Mor debaixo d'água

Por Higor Goulart | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Alagamento atingiu ruas da cidade de Monte Mor, na Região Metropolitana de Campinas
Alagamento atingiu ruas da cidade de Monte Mor, na Região Metropolitana de Campinas

As chuvas que atingiram a Região Metropolitana de Campinas causaram estragos em diversas cidades. Entre elas, Monte Mor, que recebeu cerca de 95 milímetros de chuva neste domingo, 8. Com isso, o Rio Capivari transbordou e diversas famílias ficaram desabrigadas.

Através de imagens, que circulam pelas redes sociais, é possível ver algumas ruas da cidade tomadas pela água. O mesmo com praças e residências ao redor.

 De acordo com a Defesa Civil, o Rio Capivari, que passa pelo município, atingiu um nível de 4,64 metros. O índice supera o nível de emergência e, com isso, está no ponto de transbordo. O órgão alerta ainda para um nível risco de alagamento, uma vez "que há muita água para chegar de Campinas. Então, há possibilidade do rio continuar subindo".

As inundações atingiram diversos pontos do município, como os jardins Capuavinha, Progresso, Santa Cândida, Beira Rio, Siqueira Campos e XV de Novembro. A Praça Nicolau Árabe também foi atingida. Diversas vias nestes locais foram interditadas.

De acordo com a Prefeitura de Monte Mor, 15 famílias ficaram desabrigadas por conta do temporal. Sete delas foram levadas a um abrigo provisório, na Escola Municipal Prof. Fauze Calil.

RMC
Em outras cidades da RMC, o impacto dos temporais também foi grande. Em Sumaré, por exemplo, um alagamento tomou o Jardim Picerno. O Corpo de Bombeiros, inclusive, foi acionado e usou botes para salvar moradores de áreas inundadas.

O alagamento aconteceu após o Ribeirão Quilombo transbordar. Assim, diversas ruas, calçadas e imóveis ficaram debaixo d'água. Entre domingo e esta segunda-feira, 8 e 9, pelo menos 20 famílias foram afetadas e perderam móveis.

Outro município que sofreu foi Indaiatuba. Por lá, 48,7 milímetros de chuva causaram 25 quedas de árvores. Além disso, pontos de alagamentos foram registrados.

Por fim, em Hortolândia, ruas no Parque Chico Mendes e nos jardins São Bento e Amanda registraram inundações. Por isso, a cidade precisou passar por limpeza nesta manhã.

Comentários

Comentários