Guarani e Ponte Preta vivem momentos distintos na Série B do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Bugre luta por uma vaga no G-4, a Macaca corre para se distanciar da zona de rebaixamento. Diante desse cenário, o matemático Tristão Garcia, do Infobola, calculou as chances de cada um nestes objetivos.
O Guarani ocupa, até o momento, a 5ª colocação na competição. Nas próximas rodadas, a equipe de Umberto Louzer tem confrontos complicados, diante de Vitória, Criciúma, Atlético-GO e Vila Nova. Todos esses disputam diretamente uma vaga na Série A.
Em contrapartida, adversários como Londrina e ABC - lanternas da Série B - estão no caminho e podem ser jogos tranquilos na luta pelo G-4.
Com isso, na análise, após a 29ª rodada, Tristão Garcia apontou que o Bugre tem 54% de chances de conquistar o acesso. À frente, somente as equipes que ocupam o G-4, atualmente: Vitória (92%); Sport (72%); Novorizontino (59%); e Juventude (55%).
A Ponte Preta, por outro lado, vive um momento oposto ao Guarani. No momento, a equipe do técnico Pintado ocupa a 15ª colocação, com 33 pontos. Além disso, vem de quatro jogos sem vencer, sendo duas derrotas e dois empates.
Nesta próxima rodada, o adversário é o ABC - último colocado. Portanto, a expectativa é que a Macaca consiga se distanciar do Z-4. Nas demais, contudo, tem adversários complicados, como Sport, Atlético-GO, Novorizontino e Juventude.
Apesar das durezas, as chances da Ponte escapar do rebaixamento são grandes. De acordo com Garcia, a Macaca tem apenas 14% de chances de cair para a Série C. Lideram a estatística ABC (99%), Londrina (98%), Tombense (82%) e Chapecoense (59%).
As equipes de Campinas voltam a campo, pela 30ª rodada da Série B, neste sábado, 30. O Guarani recebe o Novorizontino, no Brinco de Ouro da Princesa, enquanto a Ponte Preta visita o ABC, em Natal.