POLÍTICA

A vez de Wandão

Wandão é o vice e secretário de relações institucionais de Dário Saadi. Ocupou a mesma pasta nas duas gestões de Jonas Donizette. É considerado um hábil articulador político.

Por Flávio Paradella | 19/09/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/PMC

Com Dário Saadi (Republicanos) do outro lado do planeta, Wanderley de Almeida (PSB) deu início a sua temporada como prefeito em exercício de Campinas. A agenda de Wandão foi extensa e já começou na sexta com a a abertura da Semana da Mobilidade Urbana de Campinas.

O final de semana foi marcado por compromisso em vários pontos da cidade em um deles, na festa de aniversário de 8 anos do Distrito do Campo Grande, foi anunciado com pompa e circunstância por um animado Rodrigo da Farmadic, vereador pelo União.

Prefeito em exercício esteve na feira de empregos VemSer na manhã de sábado e no domingo compareceu à Primeira edição da Corrida Lixo Zero, evento destinado aos trabalhadores da limpeza em Campinas.

Wandão é o vice e secretário de relações institucionais de Dário Saadi. Ocupou a mesma pasta nas duas gestões de Jonas Donizette. Tido como um hábil articulador político, Wandão quase foi o nome escolhido para ser candidato a prefeito em 2020, posição que ficou com Dário como cabeça de chapa. A decisão se mostrou acertada.

Agora, é mais do que evidente que o Wandão incrementou a participação nas redes sociais, com edições mais profissionais de vídeos e conteúdos mais frequentes. Todos os postulantes a algum cargo eletivo já iniciaram a maratona e Wandão não ficou atrás.

Chegou a hora do articulador sair do papel secundário e contracenar de forma mais direta? Tentar uma vaga no legislativo. Vale as consequências? Perder a posição de vice é a mais óbvia, porém a disputa pela Câmara o colocaria em concorrência com os parlamentares da base que o hoje o exaltam. O cenário é fértil, mas também perigoso.

Calendário Chinês
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, começou a agenda pela China nesta segunda, em Shenzhen, com o Cônsul-Geral do Brasil em Cantão, Alan Coêlho de Séllos. O cônsul representa o Brasil em cinco províncias do sul daquele país, área com uma população estimada em mais de 100 milhões de habitantes.

Na ocasião, o prefeito apresentou a Lei de Incentivos de Campinas e discutiu estratégias para que o Consulado apresente, principalmente ao setor de tecnologia, os incentivos fiscais que Campinas oferece.

Também em Shenzen, Dário, acompanhado do presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira (prefeito de Aracaju/SE), e do prefeito de São José dos Campos, Anderson Faria, visitou a sede da BYD. Vale destacar que a empresa tem uma sede em Campinas.

Doenças raras
O Estado de São Paulo deve instituir a Carteira de Identificação para Pessoas com Doenças Raras. De autoria do deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania), o projeto prevê a garantia de atendimento preferencial em repartições públicas e em estabelecimentos privados.

O texto foi aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em sessão extraordinária, e, agora, segue para sanção de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).

Uma vez sancionada, a Carteira de Identificação para Pessoas com Doenças Raras quer garantir o atendimento preferencial. Além disso, as placas de atendimento preferencial deverão conter o símbolo de doenças raras, conforme prevê a matéria de autoria do parlamentar.

Acidentalidade com ciclistas
Neste último final de semana, foi realizado em Campinas o Passeio Ciclístico da Semana da Mobilidade, mas o que chamou a atenção foram os números divulgados pela administração.

De acordo com o Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito, elaborado pela Emdec, no primeiro semestre de 2023, das 33 vidas perdidas nas vias urbanas de Campinas, três foram ciclistas, o que representa 9% do total. No ano passado, ocorreram cinco mortes com ciclistas, na malha urbana.

Faixas em praças e posts nas redes sociais não vão mudar o verdadeiro estado de guerra no trânsito das grandes cidades.


Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. É veiculada também pelo jornal OVALE Gazeta de Campinas, aos sábados. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.