ELEIÇÕES 2024

De olho no Quarto Andar

Deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania) confirmou que estará na disputa pelo Palácio dos Jequitibás pelo segundo período consecutivo, novamente em parceria com o PSDB.

Por Flávio Paradella | 02/09/2023 | Tempo de leitura: 4 min
Especial para a Sampi Campinas

"Eu sou candidato", afirmou publicamente o deputado estadual Rafa Zimbaldi, membro do Cidadania, assegurando sua participação na corrida eleitoral para a prefeitura de Campinas em 2024. Essa declaração ocorreu durante uma entrevista exclusiva concedida ao FPX Cast, o canal de entrevistas deste colunista disponível no YouTube e Spotify.

O parlamentar confirmou que estará na disputa pelo Palácio dos Jequitibás pelo segundo período consecutivo, novamente em parceria com o PSDB. Essa aliança faz parte de uma estratégia de reestruturação do partido e visa fortalecer a presença regional do Cidadania. “Acho que está muito construído e consolidado. Então o Cidadania terá uma candidatura própria aqui. E uma candidatura de oposição contra um governo que está aí há 11 anos", declarou Zimbaldi, referindo-se ao governo de Dário Saadi, do Republicanos, sucessor de Jonas Donizette, do PSB.

Durante a entrevista, que teve duração de quase duas horas, o deputado detalhou sua trajetória pessoal e política. Ele destacou sua proximidade com seu influente pai, o ex-deputado Salvador Zimbaldi, e descreveu o início de sua carreira na vida pública. Rafa também abordou os desafios enfrentados na Câmara de Campinas, incluindo sua liderança em comissões processantes que resultaram na cassação de dois prefeitos da cidade.

No entanto, a entrevista também explorou o afastamento gradual de Rafa Zimbaldi do grupo político de Jonas Donizette. Segundo o deputado, essa distância começou quando o escândalo do caso Ouro Verde veio à tona, envolvendo desvio de verbas no hospital municipal. Na época, Rafa ocupava o cargo de presidente da Câmara e já havia sido eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual pelo PSB de Jonas. Ele optou por deixar o legislativo durante uma Comissão Processante que investigava o prefeito. Essa divergência azedou a relação e, posteriormente, resultou em uma ruptura completa com seu antigo aliado, incluindo trocas públicas de acusações.

Atualmente, Rafa Zimbaldi é um crítico contundente do modelo de gestão implementado por Jonas Donizette e Dário Saadi, especialmente no que diz respeito ao fracionamento e distribuição de cargos na prefeitura em nome da governabilidade. Ele também acusa a administração atual de ineficácia na resolução de problemas crônicos na metrópole, citando áreas como saúde, transporte e educação como exemplos dessas deficiências.

O PT revigorado
Rafa Zimbaldi comentou também sobre um adversário que mostrou força em 2020 e agora retorna com ainda mais vigor: o PT de Pedro Tourinho. A legenda, na última eleição municipal, quase chegou ao segundo turno, com uma diferença pequena entre Rafa e Tourinho, e desta vez, volta às urnas com o apoio do seu líder supremo, o presidente Lula, e a força da máquina federal.

Para Rafa Zimbaldi, a sua candidatura é um posicionamento contrário ao atual governo e ao PT. “Quando eu falo do grupo político, hoje o PT faz parte desse grupo político. O Jonas é vice-lider de governo do Lula. Tá tudo na mesma panela”, enfatizou o deputado. “Lógico que o PT vai ter uma candidatura em Campinas. E lógico que eu tenho sido menosprezado por eles”, dsse Rafa Zimbaldi.

Estrela Concorrida
Um fato chamou muita atenção durante a aprovação na Câmara de Campinas do projeto que garante a presença de acompanhantes de gestantes, conhecidas como doulas. Pedro Tourinho (PT) era um dos autores da proposta, que há anos tramitava no legislativo e, finalmente, foi submetida à votação na última quarta-feira.

Tourinho esteve presente no plenário para acompanhar a discussão, e o projeto foi aprovado por unanimidade. No entanto, o tratamento dado ao ex-vereador da casa foi notável. Ele foi elogiado por muitos parlamentares e mais de uma vez foi citado como "eterno vereador desta casa". No momento da foto com as doulas, Tourinho foi praticamente cercado de colegas, muitos da base do governo Dário, seu possível adversário em 2024.

Na política, uma palavra é bem significativa: volúvel. Indica a capacidade de mudar de direção ou posição rapidamente, mas o pessoal poderia ao menos disfarçar.

Frente Iluminada
Após questionar com veemência na sessão da Câmara do último dia 21 de agosto a falta de esclarecimentos por parte do Governo Dário acerca do contrato de Iluminação Pública, o vereador Higor Diego (Republicanos) conseguiu estabelecer a Frente Parlamentar dedicada à Operação do Consórcio de Iluminação Pública. O próprio parlamentar assumirá a presidência desta frente.

Segundo a proposta apresentada, o objetivo primordial é buscar informações detalhadas, conduzir análises criteriosas e manter a população plenamente informada a respeito de cada etapa da execução do trabalho.

A criação da Frente Parlamentar sobre a Operação do Consórcio de Iluminação Pública foi apoiada por um total de 16 vereadores.

Dançante
Falando sobre Higor Diego, o vereador fez uma postagem peculiar para destacar obras realizadas no município. Para contextualizar: os vereadores têm aumentado suas atividades nas redes sociais, compartilhando visitas a locais de obras e projetos, especialmente aqueles indicados por eles próprios.

No entanto, Higor optou por um método diferente para atrair a atenção dos usuários e, bem, obteve sucesso. O vereador aparece dançando em diversos pontos da cidade onde intervenções estão sendo realizadas ou já foram concluídas. Em um momento surpreendente, o parlamentar até dança em cima de uma mesa em uma praça pública, tudo ao som da música "Boombastic (Mr. Lova Lova)”. Eis algo completamente inesperado.

Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. É veiculada também pelo jornal OVALE Gazeta de Campinas, aos sábados. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.