POLÍTICA

Novos Ares

O PP, agora oficialmente, tem uma cadeira no alto escalão da Prefeitura de Campinas: o novo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini.

Por Flávio Paradella | 08/08/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação

O PP, agora oficialmente, tem uma cadeira no alto escalão da Prefeitura de Campinas. Nesta segunda-feira, o novo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini, oficializou sua filiação ao Partido Progressistas (PP), conferindo à sigla uma posição no governo do prefeito Dário Saadi (Republicanos).

Marcelo Coluccini havia sido destacado como um nome técnico durante sua nomeação para o cargo, mas agora, com sua filiação ao partido, fortalece a presença do partido na administração municipal. A indicação para o posto era uma contrapartida para o apoio do PP, e o ingresso na legenda oficializa a participação da sigla na base aliada do prefeito Dário.

Outro importante nome da política campineira que também se juntou ao PP foi Delegada Teresinha. Ela esteve presente no mesmo ato de filiação do partido e agora também faz parte da legenda.

Delegada Teresinha possui um histórico político relevante em Campinas. Já foi vereadora no município e nas últimas eleições municipais, em 2020, disputou a prefeitura pelo PTB, sendo a sexta mais votada no primeiro turno, com pouco mais de 15 mil votos. Posteriormente, em 2022, candidatou-se pelo Patriota, porém não obteve sucesso na disputa para a Câmara do Deputados Federais.

A entrada de Coluccini e Delegada Teresinha no PP foi conduzida pelo presidente da executiva estadual do partido, o deputado federal Maurício Neves, e acompanhada pelos vereadores Major Jaime (PP) e Marcelo Silva (PSD).

Mais mudanças
Após um período sem partido, a ex-presidente da Câmara de Campinas, Débora Palermo, encontrou uma nova sigla e agora integra a bancada do Partido Liberal (PL) no legislativo. Em julho, Débora deixou o Podemos após a fusão com o PSC, e aproveitou a janela partidária para analisar as opções disponíveis.

Optando pelo PL, legenda liderada pelo ex-presidente da república Jair Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto a vereadora reforça a posição do partido na Câmara de Campinas, tornando-o, ao lado do PSB, a legenda com o maior número de representantes, totalizando 5 cadeiras. Além de Débora Palermo, o PL conta com os vereadores Jorge Schneider, Juscelino da Barbarense, Otto Alejandro e Edvaldo Cabelo.

Vale destacar que o PL já era parte da base governista na Câmara, mas recentemente formalizou sua entrada no governo Dário Saadi, com a nomeação do vereador Professor Alberto para a Secretaria de Gestão e Controle.

Substituição na SECOM
Após quase 11 anos à frente da pasta, o jornalista Luiz Guilherme Fabrini deixa o posto de Secretário de Comunicação da Prefeitura de Campinas. Fabrini ocupava esse cargo desde o primeiro mandato do ex-prefeito Jonas Donizette e continuou no posto com a gestão de Dário Saadi.

A partir de agora, a Secretaria de Comunicação (SECOM) será liderada pela também jornalista Rose Guglielminetti, que já fazia parte do governo desde abril. Rose tem uma vasta experiência na área, tendo atuado como repórter em veículos como o jornal Correio Popular e a Band Campinas.

Mesmo deixando a chefia da SECOM, Luiz Guilherme Fabrini permanecerá na administração municipal, assumindo a Gerência de Comunicação da Sanasa, empresa responsável pelos serviços de água e saneamento básico na cidade.

Boa sorte aos dois profissionais nessa nova jornada, pois competência é algo que ambos têm de sobra.


Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. É veiculada também pelo jornal OVALE Gazeta de Campinas, aos sábados. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.br

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.