POLÍTICA

PT fechado com Pochmann e Tourinho

O PT de Campinas leva em conta que nesta eleição de 2024 terá algo que não teve em 2020: o apoio do Governo Federal, e tudo vai depender da avaliação do governo Lula III.

Por Flávio Paradella | 01/08/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação

Pedro Tourinho e Marcio Pochmann
Pedro Tourinho e Marcio Pochmann

O Partido dos Trabalhadores de Campinas não acredita em uma imposição do presidente Lula para que o agora próximo presidente do IBGE, Marcio Pochmann, seja novamente, pela terceira vez, candidato a prefeito de Campinas na eleição municipal do ano que vem.

Membros do PT campineiro e vereadores entraram em contato com o colunista e avaliam que Pochmann é um nome técnico e, por isso, reúne as condições para presidir o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No entanto, para o ano que vem, o partido não abre mão de lançar Pedro Tourinho novamente.

Uma das fontes consultadas afirmou que "não há chances de o Marcio (Pochmann) ser candidato, até por conta do histórico da eleição passada. O Marcio rejeitou a possibilidade, apesar de alguns apoiadores arrastarem a discussão internamente." Isso confirma que essa possibilidade vinha sendo, ao menos, mencionada, mesmo antes da indicação do economista ao IBGE.

O PT de Campinas leva em conta que nesta eleição de 2024 terá algo que não teve em 2020: o apoio do Governo Federal, e tudo vai depender da avaliação do governo Lula III no ano que vem. Além disso, para figuras importantes do PT, apesar de Dário Saadi contar com a máquina municipal, o governo local não apresentou até agora uma marca na cidade e, dessa forma, acreditam que a disputa será aberta.

Porém, um ponto em comum com todos consultados: na política, tudo muda.

Marcas de Dário
Até o momento, o Governo Dário Saadi tem enfrentado desafios para estabelecer uma agenda marcante em Campinas. Entre as promessas cumpridas, destaca-se a inauguração do Hospital Mário Gattinho, que ocupou o espaço do antigo hospital Metropolitano.

Outro ponto relevante é o Programa de Ativação Econômica e Social (PAES), que apresentou uma série de medidas de incentivos e obras para a cidade. O prefeito tem mencionado os indicadores econômicos em suas falas, atribuindo melhorias ao PAES. Contudo, há questionamentos sobre a origem dessa melhora, se decorre realmente das ações municipais ou é reflexo de uma recuperação econômica nacional mais ampla. Essa fragilidade nas afirmações torna-se evidente.

Apesar dos desafios, há um ambicioso plano de obras programado para ser entregue em 2024, ano de eleição. Entre as obras planejadas estão a construção de 16 creches Espaço do Amanhã, a reforma completa do Centro de Convivência, a revitalização do Mercadão Municipal, a realização de obras na Avenida Campos Salles, a conclusão dos corredores do BRT e a modernização do transporte público através de uma licitação.

A lista é extensa e Dário aposta nisso.

Recesso no Descanso
Após um mês de descanso, os vereadores da Câmara de Campinas finalmente retornam ao trabalho nesta quarta-feira (2) para a quadragésima segunda Reunião Ordinária (RO) do ano de 2023. Sim, eles tiveram um longo período de férias para recarregar as energias e pensar em novas formas de legislar. Porém, a pauta tem apenas dois projetos de parlamentares, dois do executivo e o resto é honraria.

A reunião acontecerá às 18 horas, no Plenário do Legislativo. Enfim, agora é esperar para ver o que será realmente realizado e o que vai ser discutido pelo parlamento campineiro neste segundo semestre.


Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. É veiculada também pelo jornal OVALE Gazeta de Campinas, aos sábados. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.br

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.