CAMPEÃO

Piloto de Paulínia vence Copa Brasil de Kart 2023

Após largar em terceiro, João Alécio conseguiu permanecer entre os líderes, disputou a liderança de ponta a ponta e venceu.

Por Higor Goulart | 01/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação

 João Alécio venceu a Copa Brasil de Kart 2023, em Penha (SC), no sábado, 29
João Alécio venceu a Copa Brasil de Kart 2023, em Penha (SC), no sábado, 29

O piloto de Paulínia, João Alécio, de 13 anos, é campeão da Copa Brasil de Kart 2023, na categoria Fórmula 4 Júnior. Este é o primeiro título nacional do jovem piloto. A disputa aconteceu no último sábado, 29, no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC).

A competição chegou a 24ª edição com 418 pilotos, divididos em 18 categorias diferentes. É a segunda competição nacional mais importante do calendário de kartismo. À frente, apenas o Campeonato Brasileiro de Kart.

A F4 Jr - categoria de Alécio - reuniu os principais nomes do país e um dos maiores grids da competição. A disputa foi intensa da primeira à última volta, com os pilotos Gabriel Fernandes, Heitor Dall’Agnol e Alécio, que largou em terceiro, dominando as voltas iniciais. Um segundo pelotão, com Yassin Aboobakar, Heitor Vasconcellos e Gui Bittencourt, vinha mais atrás.

No meio da prova, no entanto, os líderes perderam força e os pelotões se juntaram, o que forçou uma troca de liderança. A disputa intensa durou até poucas voltas do final, quando parte do pelotão se enroscou e João Alécio caiu para a quinta posição.

O jovem de Paulínia, contudo, conseguiu se recuperar e voltou rapidamente à disputa. Na última curva, ele e Heitor Vasconcellos lutaram bravamente, mas o adversário cruzou primeiro na bandeira. O pódio terminou com Yassin Aboobakar em terceiro, Gabriel Fernandes em quarto e Heitor Dall´Agnol em quinto.

Enquanto Alécio comemorava o segundo lugar, Vasconcellos foi desclassificado por irregularidade técnica. Com isso, o paulinense foi declarado o campeão. Yassin foi o vice, Dall´Agnol o terceiro, Bittencourt o quarto e Nicollas Loretti o quinto, completando o pódio da categoria.

João Alécio comemorou o resultado, principalmente pelas dificuldades enfrentadas em todo fim de semana. “Fomos rápidos nos treinos, ganhamos a primeira classificatória, depois a segunda. Porém, fomos punidos por uma ultrapassagem com bandeira amarela na última volta, o que nos deixou na terceira colocação no grid da final. Mas lutamos até o fim e conquistamos nosso primeiro título nacional”, contou.

“Estou mega feliz, porque não é fácil. Queria agradecer minha equipe, Fábio Veiga Kart Team, todos os meus apoiadores, principalmente a Mega Kart, fabricante que acreditou em mim e me  apoia com meu kart", completou Alecio.

O chefe da equipe e ex- piloto, Fábio Veiga, ressaltou a dedicação de Alecio. "O João se esforça muito e tem talento.  Viemos lapidando, trabalhando juntos, e com todo o esforço chegamos até aqui. Estamos muito felizes!".

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.