A Guarda Municipal de Campinas passou a contar com um GPI (Grupo de Pronta Intervenção) e um veículo blindado - o primeiro da corporação. O grupo, composto por 20 guardas municipais, tem alta capacitação e especialização para atuar em ocorrências de alto risco, como ações de crime organizado ou controle de multidões.
O veículo blindado será de uso exclusivo do GPI, que ganha também capacetes e escudos balísticos, além de armamento próprio. Esse conjunto, somado à capacitação e especialização dos agentes, deve potencializar a proteção e segurança da população.
A novidade foi anunciada na sexta-feira, 14 de julho, durante a comemoração de 26 anos da Guarda Municipal, na Academia da GMC, no Parque Portugal. Na mesma data, Campinas comemorou 249 de existência.
“O GPI agregará, fortalecerá e reforçará os serviços já prestados pela Guarda Municipal no cumprimento de suas missões, podendo ser empregados em ações como em escolas, se houver incidente, roubo a banco, é uma célula defensiva. O GPI também pode ser utilizado em ações conjuntas com demais forças de segurança pública”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública, Christiano Biggi.
A comandante da GM, Maria de Loures Soares, garantiu o esforço e dedicação dos agentes especializados. “Este trabalho competente e com muito empenho nos torna referência, não só na Região Metropolitana de Campinas, mas além do estado. E isso reflete para a população, que tem uma Guarda altamente competente, que atende as necessidades do nosso município”, reforçou.
Comentários
1 Comentários
-
FERNANDO 16/07/2023guarda municipal com alta capacitação???? nem os grupos de elite da PM tem toda essa capacitação, imagina um GCM