249 ANOS

Aniversário de Campinas: afinal, por que não é feriado? entenda

Por Higor Goulart | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Até 1971, Campinas celebrava o aniversário no dia 13 de setembro
Até 1971, Campinas celebrava o aniversário no dia 13 de setembro

Campinas completa 249 anos de história nesta sexta-feira, 14 de julho. A data, no entanto, não é considerada um feriado municipal. Algo que foge do normal, já que a maioria dos municípios tem o aniversário como um ‘dia de descanso’.

Mas, então, por que Campinas adota uma ‘lei’ diferente?

Primeiro, vamos entender o motivo que tornou o dia 14 de julho como o aniversário de Campinas. Até 1971, o dia 13 de setembro era considerado como a data de fundação da cidade. Foi neste dia, no século 18, que Barreto Leme chegou à cidade. É ele a figura fundadora de Campinas e região.

No último século, no entanto, estudos levantaram histórias da época e descobriram que algumas já habitavam a região antes da chegada de Barreto Leme. Tanto que no dia 14 de julho de 1774 esse povoado celebrou a primeira missa na freguesia, chamada, na época, Campinas do Mato Grosso.

A missa, na época, foi o que oficializou o nome da freguesia, que somente alguns depois começou a ser chamada de Campinas. A celebração aconteceu em uma capela provisória na Praça Bento Quirino, onde, atualmente, está localizado o Jockey Club.

Em 1971, então, a legislação municipal estabeleceu a troca da data comemorativa. A lei, contudo, não determinou que o dia seria feriado.

Por isso, o único feriado municipal de Campinas segue sendo o dia 8 de dezembro, quando é celebrada o dia da padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Comentários

Comentários