POLÍTICA

Dário recria secretaria e deve receber apoio do PP

A recém-criada Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano deve ser ocupada pelo empresário Marcelo Collucini, que atuou na transição de Tarcísio de Freitas

Por Flávio Paradella | 29/06/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/PMC

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), desmembrou a Secretaria de Planejamento e Urbanismo (SEPLURB) em duas, a fim de fortalecer a aliança política. O decreto que dividiu a pasta e recriou a Secretaria de Planejamento foi divulgado nesta quarta-feira, dia 28, no Diário Oficial do Município, e com a mudança o governo deve receber o apoio oficial do PP.

A recém-criada Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano deve ser ocupada pelo empresário Marcelo Collucini, que atuou na transição de Tarcísio de Freitas e ocupa o cargo de assessor técnico de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade no Governo do Estado. O nome dele está muito próximo de ser anunciado.  

Apesar de não ser filiado ao partido, Collucini é ligado ao ex-vereador Tenente Santini, uma das lideranças do PP na cidade. O Urbanismo continua sob a responsabilidade da secretária Carolina Baracat Lazinho, que era titular da antiga SEPLURB.

Marcelo Collucini é empresário do ramo ambiental, formado em Direito e com especialização em Engenharia Ambiental. Ele foi membro do Conselho de Meio Ambiente de Campinas (COMDEMA), da comissão de Meio Ambiente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), vice-presidente da Casa de Saúde de Campinas e diretor regional do SECOVI – Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário.

A quase certa chegada do novo secretário representa uma união de forças com o PP, que passa a integrar o governo. Com isso, na Câmara de Vereadores, o vereador Major Jaime passa a fazer parte, efetivamente, da base governista. 

O partido é mais um que chega ao governo. Vale lembrar também a recente aliança com o PL, que ficou com a Secretaria de Gestão e Controle, atualmente comandada pelo Professor Alberto.

24 secretarias
Marcelo Collucini possui o currículo adequado para o cargo e possui conhecimento sobre Campinas. Parece ser a escolha correta para a função, no entanto, pode estar sendo indicado ao Palácio do Jequitibás por motivos questionáveis. Se não fosse pelo potencial apoio do PP, o prefeito provavelmente não faria alterações na estrutura do governo.

Com Collucini ou qualquer outro nome, uma certeza é a criação de mais uma secretaria. Embora o Executivo afirme no Diário Oficial que não haverá custos adicionais, pois aproveitará a estrutura já existente da SEPLURB, é necessário considerar os salários do líder da pasta e, em teoria, dos cargos de confiança próximos ao secretariado.

A aliança PT/PSOL/PCdoB/Novo

Divulgação/CMC


O título é uma brincadeira. Ideologicamente, a bancada de esquerda com o Novo são água e óleo, mas na Câmara têm votado de forma semelhante. Na última sessão ordinária antes do recesso, os vereadores de Campinas debateram o parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado) que apontava a reprovação das contas de 2019 da gestão Jonas Donizette (PSB), ex-prefeito de Campinas.

O TCE identificou diversos problemas, como "planejamento inadequado, abertura de créditos adicionais sem recursos suficientes, endividamento de curto e longo prazo e recolhimento parcial dos encargos sociais devidos ao Instituto de Previdência Municipal".

Conforme esperado, os vereadores ignoraram o parecer do Tribunal de Contas e rejeitaram a reprovação das contas. O placar final foi de 24 votos a favor da aprovação das contas de Jonas e 7 votos contrários.

Todos os membros da bancada de esquerda votaram pela reprovação. Só que Cecílio Santos (PT), Guida Calixto (PT), Paolla Miguel (PT), Gustavo Petta (PCdoB), Mariana Conti (PSOL) e Paulo Bufalo (PSOL) tiveram um aliado adicional nessa luta contra o moinho de vento: Paulo Gaspar (NOVO).

Encontro Seguro
O vereador Marcelo Silva (PSD) procurou diretamente o Secretário de Estado de Segurança Pública, Guilherme Derrite, para abordar a questão da violência nas regiões do Centro e Vila Industrial em Campinas.

Durante o encontro realizado nesta semana na capital paulista, o vereador destacou a importância de implementar estratégias efetivas que garantam a segurança da população. Além disso, foram discutidos os convênios propostos que terão impacto direto em toda a região.

É importante ressaltar que a movimentação dos parlamentares neste ano pré-eleitoral está relacionada à busca por uma maior aproximação com membros do governo estadual. No caso específico do vereador Marcelo Silva, sua postura ao longo desta legislatura foi em levantar as bandeiras do bolsonarismo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.