RECEITA

Bolo de Fubá

Chamamos de 'simples' aos bolos que não têm recheio nem cobertura. Na sua singeleza eles ocupam lugar especial na mesa dos brasileiros. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 25/06/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

Ingredientes

  • 1 copo de óleo de milho
  • 1 ½ copo de açúcar refinado
  • 1 copo de farinha de trigo
  • 1 copo de fubá mimoso 
  • 2 copos de leite
  • 3 ovos
  • 1 colher de fermento em pó

Chamamos de “simples” aos bolos que não têm recheio nem cobertura. Na sua singeleza eles ocupam lugar especial na mesa dos brasileiros. Fazem lembrar a infância, a casa dos avós, o café da manhã antes da escola, o lanche da tarde, visitas. Entre os simples, um dos mais famosos é o de fubá, que comparece em quase todos os livros de culinária das brasileiras. Fofinho, macio, um gostinho de milho seco, é um clássico da nossa mesa, com origem na época colonial. 

Mas de que forma surgiu e virou tradição nacional? Como grande parte de nossa cultura, o bolo de fubá tem em sua origem influências dos indígenas, portugueses e africanos. Dos primeiros, herdamos a tradição do consumo de produtos feitos com grãos de milho; dos segundos, o gosto pelas quitandas adocicadas; e dos últimos, a palavra “fubá”, que significa farinha no idioma quimbundo.

Da maneira como chegou ao nosso século, o bolo de fubá nada difere daquele criado durante o Brasil Colonial por conta de uma conhecida lei da economia, que leva a substituir por produto mais barato o ingrediente considerado caro. Ele era a alternativa mais barata aos bolos feitos apenas com a farinha de trigo importada de Portugal. E foram os portugueses do período que popularizaram os bolos à base de subprodutos do milho. A receita de bolo de fubá logo se espalhou por todo país, sendo, em razão do tempo da colheita no Nordeste, associada às quermesses e festas juninas.

E mais simples que este da foto nenhum outro, podem crer. Basta ter à mão os ingredientes, que são poucos e de baixo custo, para bater um bolão, no aumentativo mesmo, porque ele rende bastante. Normalmente usa-se o liquidificador para agregar e homogeneizar os secos e os líquidos. Mas na falta do eletrodoméstico, pode-se bater à mão. Use como medida padrão um copo de requeijão. 

Antes de mais nada, ligue o forno, que deve estar aquecido a 180 graus quando a massa estiver pronta. O fermento começa a agir em poucos segundos depois de entrar em contato com os ingredientes. Unte com óleo e polvilhe com fubá a forma onde vai assar o bolo. Em seguida verifique se os ovos estão frescos. Para isso, quebre um a um numa tigelinha. Leve-os ao copo do liquidificador e junte óleo, açúcar e leite. Ligue o motor, bata por dois minutos. Agregue então a farinha e o fubá aos poucos, continuando a bater por mais dois minutos. Coloque a mistura numa tigela e junte o fermento, mexendo em círculos para que ele se integre por completo à massa. Despeje na forma já preparada, dê umas leves batidinhas contra a bancada da pia para expulsar o ar que se forma no fundo. Esse ar pode fazer a superfície do bolo entortar enquanto assa. Leve ao forno e conte 40 minutos. Espete um palito para ver se está completamente cozido por dentro. Assim sendo, retire do forno, espere amornar e desenforme. Se gostar, cubra com açúcar e canela. 

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.