PERFIL

Terceira vítima de febre maculosa era dentista e trabalhava em Campinas

Por Thiago Rovêdo | Especial para Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Arquivo Pessoal
Evelyn Santos morreu aos 28 anos
Evelyn Santos morreu aos 28 anos

A terceira vítima com morte confirmada por febre maculosa é a dentista Evelyn Santos, de 28 anos, que morava em Hortolândia. Ela participou da mesma festa na Fazenda Margarida, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, onde estavam Mariana Giordano, de 36 anos, e Douglas Costa, de 42 anos.

Evelyn estudou odontologia na Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), e trabalhava em um consultório de odontologia desde o final de 2020. Moradora de Hortolândia, ela viajava todos os dias para Campinas, onde fica localizado o consultório.

Os três morreram no mesmo dia, em 8 de junho. Eles estiveram em um evento na Fazenda Santa Margarida, em Joaquim Egídio, em 27 de maio, local provável de infecção. Com isso, o caso configura-se como um surto de febre maculosa.
Imediatamente após ser notificada dos casos, na segunda-feira, 12, o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) desencadeou uma série de ações de prevenção, informação e mobilização contra a febre maculosa na Fazenda Santa Margarida.

A fazenda só poderá fazer novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação. Os responsáveis pelo local foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa.

"Essa informação é imprescindível para que a pessoa adote comportamentos seguros ao frequentar estes espaços e também para que, após frequentar, se apresentar sinais e sintomas, informe o médico e facilite o diagnóstico. Nos próximos dias, técnicos do Devisa farão uma pesquisa para verificar como está a infestação de carrapatos (pesquisa acarológica) no espaço" informou a nota oficial da Prefeitura.

Comentários

Comentários