
A alameda Cesp, ou avenida Luiz Gushiken, no Vetor Oeste, era uma das consideradas para recapeamento pelo Programa Mais Asfalto, do governo estadual. A via também tinha projetos para receber iluminação e controladores de velocidade. No entanto, outras vias foram contempladas com o Mais Asfalto e, até o momento, apenas as lombadas e radares foram colocados na alameda, além da redução da velocidade, de 70km/h para 50km/h. O recapeamento dependerá de convênios e da captação de recursos em outras esferas da administração, como o Governo do Estado e o Governo Federal, de acordo com a Prefeitura de Jundiaí.
Proprietário de uma oficina de motocicletas no bairro Almerinda Chaves, Itamar Teodoro acredita que ações são necessárias. "Reduziram a velocidade para 50km/h, mas na avenida Jundiaí, que tem trânsito de pedestre, é 60km/h. É para punir os moradores? Toda vez que chove bastante faz buraco e os remendos que fazem no asfalto parecem 'lombadinhas'. Tem sempre serviço de arrumar roda que passou em buraco. A rua principal do Novo Horizonte também está bem ruim", comenta.
Proprietário de uma borracharia, Orozimbo Martins de Sousa Filho, o Nino, também reclama da avenida José Benassi, na região. "Tem muito buraco, vejo falarem bastante que estragaram pneu passando por lá."
Trabalhando com fretes na região, Remerson da Silva Gonçalves percebe problemas na alameda Cesp e também na rodovia Hermenegildo Tonoli, outra ligação à região. "Não passo muito pela alameda Cesp, mas lá o asfalto está regular, não está muito bom. Uma que passo sempre é a Hermenegildo Tonoli, está bem ruim. Trabalho com caminhão e é perigoso estourar pneu em buraco."
PROJETOS
De acordo com a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), há gestão de todas as vias do município, cada qual com suas características e necessidades, sendo que são monitoradas periodicamente para análise de qualidade do pavimento e da sinalização, objetivando manter a qualidade da estrutura viária.
Ainda segundo a UGMT, há estudos para a segurança viária em outras vias da região, como a Estrada Municipal do Varjão e a avenida José Benassi. A rodovia Vice-prefeito Herenegildo Tonoli é administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).