A temporada do Vôlei Renata terminou da pior maneira possível. A equipe foi eliminada da Superliga Masculina ainda nas quartas, para o Farmaconde São José. Para piorar, perdeu três jogadores importantes, sendo dois para a equipe do Vale do Paraíba.
A eliminação precoce surpreendeu uma torcida que esperava bem mais da sua equipe. Ainda mais que o Renata começou a temporada como campeão paulista, batendo o próprio São José e o Sesi - dois favoritos.
As primeiras rodadas da Superliga, inclusive, pareciam comprovar essa força da equipe de Horácio Dileo. Após a virada do ano, no entanto, tudo desandou. O time caiu na tabela, teve uma série de derrotas e foi até eliminada da Copa Brasil, também para São José.
Nas últimas semanas, se recuperou e conseguiu subir na tabela. Por isso, teve a vantagem no mando de campo. Mas não adiantou. O time de Campinas perdeu fora de casa e, também, no Ginásio do Taquaral. Em ambas as partidas, o São José venceu por 3 a 1.
O resultado foi um balde de água fria na torcida, que, além da eliminação, sabe que não contará com peças importantes para a próxima temporada.
Até o momento, o oposto Felipe Roque, o ponteiro João Franck e o líbero Alê fecharam acordos com outras equipes. Os dois primeiros irão, justamente, para São José. Alê, por sua vez, fechou com o Sada/Cruzeiro.
Enquanto as saídas são movimentadas, o Renata teve apenas uma entrada, até o momento. Trata-se do central Léo, ex-Sesi, que tem passagens pela Seleção Brasileira e deve ser peça chave na próxima temporada.
Outro ‘reforço’ deve ser o crescimento esperado do ponteiro Adriano. Com a saída de Roque, a cria campineira deve ganhar mais chances ofensivas e pode ser importante nas futuras competições.