RECEITA

Strudel express

Se você pensa que o strudel é um prato de origem austríaco, está na companhia de milhares de pessoas que têm essa ideia sobre esta sobremesa. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 09/04/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

Ingredientes

  • 150 g de massa folhada  
  • 2 maçãs pequenas, verdes ou vermelhas 
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 2 colheres (sopa) de uvas-passas brancas
  • ½ colher (sopa) de rum (ou outro destilado) destilado
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 gema para pincelar

Se você pensa que o strudel é um prato de origem austríaco, está na companhia de milhares de pessoas que têm essa ideia sobre a sobremesa delicada. É um engano. Sua origem se encontra nos países asiáticos, mais especificamente no Oriente Médio. Mas como foram os povos do império austro-húngaro que o aperfeiçoaram, ficaram com a fama de criadores.

O pastelão recheado com maçã, perfumado com especiarias, de formato comprido e enrolado, teve na sua massa o ponto crucial para as mulheres que se dedicavam à cozinha em tempos antigos. Elas tinham de esticá-la até que ficasse transparente, parecendo um véu, porque dessa forma ao assar se tornava bem crocante. Hoje a técnica ainda é usada, mas por poucos e poucas, já que o trabalho é custoso e toma muito tempo.

Por conta da dificuldade, outro tipo de massa ganhou destaque na região da Europa central: a folhada, cuja receita é mais fácil de ser executada. A partir daí, com maior facilidade de preparo, o strudel foi se propagando entre os países europeus, expandiu-se a várias regiões do mundo e chegou às Américas. O termo strudel significa redemoinho, pelo fato de a massa ser enrolada como rocambole. O recheio é geralmente doce, embora haja também os salgados. Usando massa folhada, encontrada em qualquer supermercado, hoje podemos fazer strudel express. O da foto é de maçã, chamado de apfelstrudel. Redemoinho de maçãs. 

O primeiro passo é retirar a massa folhada do congelador duas horas antes de iniciar o preparo da receita. Como o forno deve estar bem quente quando se colocar o strudel para assar, preaqueça a 200 graus. A ver.

Numa tigelinha, coloque as uvas-passas e regue-as com rum para que se hidratem, o que deve levar uns dez minutos. Na falta de rum, use outro destilado. Neste tempo, descasque as maçãs (que podem ser do tipo gala ou verde), retire as sementes, corte em gomos bem finos e salpique o suco de limão. Depois de cinco minutos, transfira-os para tigela média e junte as uvas-passas com o rum, o açúcar e a canela. Misture bem e reserve.

Desembale a massa folhada sobre superfície lisa, como a bancada da pia polvilhada com farinha. Abra-a com um rolo, delicadamente, mantendo o formato retangular. A espessura ideal é de meio cm. Transfira para uma assadeira untada e polvilhada. Espalhe a mistura de maçã sobre metade da massa, no sentido do comprimento, deixando uma borda de 0,5 cm livre de recheio para fechar as pontas. Enrole com cuidado. Pincele as bordas com água e aperte bem para evitar que o recheio vaze. Fure a superfície com as pontas de um garfo para que o vapor não rompa a massa.

Separe clara de gema e coloque a segunda numa xícara grande. Acrescente 1 colher (chá) de água e bata com um garfo só para misturar. Pincele sobre o strudel e leve para assar por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva morno ou em temperatura ambiente, polvilhando açúcar refinado. Vão bem como acompanhamento sorvete de creme ou creme de leite batido.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.