RECEITA

Ovos com especiarias

Chefs adoram cozinhar com ovos, porque eles se prestam a um milhão de receitas salgadas e doces. Confira a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 02/04/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 colher (sopa) de caldo de limão siciliano
  • ½ colher (sopa) de raspas de limão siciliano
  • 4 colheres (chá) de azeite
  • 1 colher (chá) de zatar (ou tomilho com páprica)
  • 1 colher (café) de pimenta síria 
  • Sal a gosto
  • Gergelim preto para decorar
  • Pães para acompanhar

Consumidores do mundo inteiro colocam o ovo na sua lista de supermercado. De custo baixo, cabe na cesta de quase todos. A maioria o elege como um dos alimentos mais nutritivos do planeta. Os avicultores agradecem.

Nutricionistas o elogiam por suas 75 calorias, 7 gramas de proteína de alta qualidade, 5 gramas de gordura boa, além de ferro, vitaminas, minerais e nutrientes como luteína e zeaxantina, que combatem doenças. Isso é importante, especialmente em país como o Brasil, onde a carência alimentar ainda atinge milhões.

Mas médicos alertam para o perigo do colesterol contido na gema. Essa é uma questão polêmica. Em 2019 um estudo chancelado por Harvard liberou o ovo para ser consumido diariamente. Dois anos depois saiu pesquisa da mesma universidade alertando para não haver exagero: apenas um por dia.  É sempre o bom senso pautando o comportamento seguro. 

Chefs adoram cozinhar com ovos, porque eles se prestam a um milhão de receitas salgadas e doces. Levando em conta a saúde, ninguém deve comer ovos todos os dias, isto é obvio; e de preferência que procure empregá-los em receitas onde não sejam fritos. Caso desta sugestão que trazemos para a página hoje.

Os ovos com especiarias, também chamados de ovos mediterrâneo, porque originários da região do planeta onde os humanos vivem mais, é um tipo de salada bem saudável para ser saboreada num café da manhã de domingo ou para substituir uma refeição, almoço ou jantar.

É de preparo muito rápido, mas para ficar deliciosa há que se prestar atenção no tempo de cozimento. Nada além de sete minutos, para a gema ficar cremosa e  ser degustada sobre um pedaço de pão. A fim de atingir este ponto você precisará de tempo e temperatura exatos. Só coloque os ovos quando a água borbulhar. Com uma colher, a fim de que a casca não trinque, leve-os para a água fervente e fique de olho no relógio. Assim que se passarem sete minutos, retire-os também com colher e coloque-os numa tigela com água fria, para interromper o cozimento. Descasque-os. Introduza um palito de churrasco no sentido vertical e com a ajuda dos dedos divida cada ovo em duas partes. A ideia é que fiquem rústicos, como se vê na foto acima. Acomode-os num prato de servir. Tempere-os rapidamente, pois as especiarias pedem calor para liberar suas moléculas. Primeiro o sal, depois o suco de limão, o zatar, a pimenta síria, as raspas de limão, o azeite. Mexa com delicadeza, salpique o gergelim preto. Se você nunca experimentou servir ovos assim, faça-o. Com certeza vai agradar a todos.

Algumas palavras sobre o zatar. Trata-se de um tempero clássico libanês e amplamente empregado na culinária árabe. É o termo usado para nomear a delicada erva a que chamamos tomilho, ingrediente primário da mistura. Além dessa base, o zatar  agrega sementes de gergelim torrado e sal. Para os apreciadores, ele confere mais sabor, aroma e alegria ao paladar e entra  em muitos outros pratos. Como todo mix, a fórmula reflete a criatividade e preferência do criador. Mas, no geral, leva tomilho, orégano, manjericão, gergelim e sal. Às vezes coentro e cominho. Quase sempre o sumagre (ou sumac), que é uma especiaria de aroma exótico e sabor ácido, puxado para o cítrico, a lembrar páprica com limão. Este tempero é conhecido no Oriente Médio e na região do Mediterrâneo por seu teor de acidez e ardência. Se você não encontrar zatar, improvise. Na ausência do verdadeiro, podemos usar as especiarias de que dispomos no Brasil. Ficará muito bom também.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.