TABELA

Série B: CBF define estreias, datas do dérbi campineiro e anuncia mudanças na regra

O Guarani estreia contra o Avaí, enquanto a Ponte viaja até Salvador para enfrentar o Vitória. Os dérbis foram programados para maio e agosto.

Por Higor Goulart | 16/02/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi Campinas

Thomaz Marostegan/Guarani FC

Último dérbi campineiro aconteceu no dia 20 de agosto; Ponte venceu o Guarani por 1 a 0
Último dérbi campineiro aconteceu no dia 20 de agosto; Ponte venceu o Guarani por 1 a 0

A Série B do Campeonato Brasileiro já tem data para começar: 14 de janeiro. Na noite dessa quarta-feira, 15, representantes dos 20 clubes se reuniram na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que divulgou a tabela e mudanças na regra. Foram definidos, então, os adversários de Guarani e Ponte Preta e as datas do dérbi campineiro.

O primeiro jogo em território campineiro será no Brinco de Ouro da Princesa. Sem dia e horário definidos, por enquanto, o Guarani receberá o Avaí em casa. O time catarinense retorna à Série B, após rebaixamento no Brasileirão 2022.

A Ponte Preta, por sua vez, jogará distante do Majestoso. A estreia será contra o Vitória, em Salvador/BA. Pela programação, o confronto deve acontecer nos dias 14 ou 15 de abril. A primeira partida da Macaca no Moisés Lucarelli será na 2ª rodada, contra o Criciúma.

Dérbi campineiro

A CBF definiu também as datas dos confrontos mais esperados pelos torcedores campineiros. Sem chance de dérbi no Campeonato Paulista - já que as equipes disputam séries diferentes - o clássico ficará apenas para a Série B.

O primeiro será na casa da Ponte, ainda na 7ª rodada da competição. A CBF trabalha com três datas-base: 16, 19 ou 20 de maio. Esse será o primeiro dérbi desde agosto do ano passado, quando a Macaca venceu o Bugre por 1 a 0.

Já o segundo clássico será na 26ª rodada. Dessa vez, no Brinco de Ouro da Princesa, casa do Guarani. As datas reservadas para o dérbi são: 25 ou 26 de agosto. No último confronto dentro da casa do Bugre, em maio do ano passado, as equipes empataram.

Além da sua importância histórica, o dérbi Campineiro terá um gostinho a mais neste ano. Isso porque a Ponte Preta, caso vença os dois jogos, pode empatar o duelo histórico entre as equipes. No caso do Guarani, pode ser a chance de ampliar ainda mais a vantagem.

Desde 24 de março de 1912, quando ocorreu o primeiro duelo, foram 203 partidas, com 69 vitórias do Guarani, 67 da Ponte e 67 empates.

Temporada passada
Nesta temporada, as equipes de Campinas vêm com o objetivo de ter um desempenho diferente do da temporada passada. Tanto a Ponte, quanto o Guarani, ficaram distantes do retorno à Série A do Brasileirão.

A Ponte Preta teve até bons jogos na primeira metade da temporada, mas foi perdendo força ao longo do ano. Foram 12 vitórias, 13 empates e 13 derrotas, que deixaram a Macaca na 12ª colocação, com 49 pontos.

Já o Guarani teve um desempenho inverso. Lutou por praticamente todo o campeonato contra o rebaixamento, mas se reergueu, teve uma das melhores campanhas do 2º turno e terminou na 10ª colocação. Foram 13 vitórias, 12 empates e 13 derrotas, com 51 pontos.

Mudanças na regra
As mudanças no livro de regras da competição não foram muitas, mas podem contribuir para a temporada das duas equipes de Campinas.

A primeira é uma mudança na regra de transferências. Para esse ano, um jogador poderá atuar em até oito partidas da competição antes de trocar de clube. Se ultrapassar esse limite, só pode se transferir para o futebol exterior. Antes, o limite era de seis partidas.

Outra alteração é que, a partir desta temporada, o campeonato terá pausas durante as ‘Datas FIFA’. Na prática, a Série B não terá jogos durante os jogos da Seleção Brasileira. Com isso, se algum jogador for convocado, ele não desfalcará a equipe na Série B.

A última alteração foi no sistema de impedimento do VAR - Árbitro de Vídeo. A CBF adotará o conceito de ‘mesma linha’. Isso acontecerá quando o defensor e o atacante estiverem na mesma posição. Neste caso, as linhas dos dois serão posicionadas e uma linha azul se formará.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.