ELIMINADO

Guarani perde sorteio e está fora da Copa do Brasil 2023

Com os clubes estão empatados no critério de desempate para a última vaga da competição, a CBF realizou um sorteio, que definiu o Criciuma como vencedor.

Por Higor Goulart | 16/01/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Reprodução

Sorteio foi realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol, com representantes dos dois clubes
Sorteio foi realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol, com representantes dos dois clubes

O Guarani está fora da Copa do Brasil 2023. O clube foi ‘eliminado’ da competição para o Criciúma, que conquistou a vaga através de um sorteio, realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol, nesta segunda-feira, 16. A decisão contou com a presença de representantes dos dois clubes.

O formato inédito foi anunciado pela CBF no fim do ano passado. Os dois clubes estavam empatados no critério que decidia a 80ª e última vaga para o torneio. “A CBF verificou que o Criciúma Esporte Clube, do Estado de Santa Catarina, e o Guarani Futebol Clube, do Estado de São Paulo, estão empatados na disputa pela 10ª vaga pelo RNC 2023 e não há um critério de desempate definido em regulamento”, informou a entidade.

O RNC 2023 mencionado é o Ranking Nacional de Clubes. Conforme atualizado em novembro do ano passado, o Guarani e o Criciúma possuem 4.128 e estão empatados na 33ª colocação do ranking.

A posição dos clubes no ranking é responsável por 10 das 80 vagas na Copa do Brasil deste ano. Com nove definidos, coube à CBF definir quem ficaria com a última vaga. E o modo escolhido foi um sorteio, que ainda não teve data definida.

Os times até protestaram e tentaram acordar com a CBF um confronto entre as duas equipes. Proposta essa que não foi aceita. No dia 27 de dezembro, o Bugre divulgou uma nota onde lamentou o critério escolhido.

“Durante a temporada 2022, o Guarani garantiu no campo a sua vaga para a competição, tanto pelo Campeonato Paulista, terminando em 7º lugar, como também pelo ranking da CBF. O Guarani não medirá esforços para garantir o direito à sua vaga da Copa do Brasil, conquistada dentro de campo”.

Apesar dos esforços, o Bugre não estará dentro da ‘Maior Competição do País’.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.