LUTO

Milton dos Santos, meia que passou pelos times de Campinas, morre aos 82 anos

Jogador atuou como meia com uma passagem marcante pelo Guarani, e, depois como treinador, conquistou o bicampeonato da Copa São Paulo de Juniores pela Ponte Preta.

Por Redação | 09/01/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Reprodução/Instagram/Colorida digitalmente por @lauru

Milton dos Santos, no centro da imagem, disputando a bola que está nos pés de Pelé, em um jogo de Guarani e Santos no Brinco de Ouro em 1967
Milton dos Santos, no centro da imagem, disputando a bola que está nos pés de Pelé, em um jogo de Guarani e Santos no Brinco de Ouro em 1967

Um homem que tinha uma história mais marcada quando estava à beira dos gramados, mas que teve passagens consideradas fundamentais para Guarani e Ponte Preta na década de 1960, nos deixou. Milton dos Santos morreu aos 82 anos, por causas naturais, após enfrentar uma cirurgia no coração e lidar com uma bactéria que agravou o estado de saúde. O sepultamento aconteceu neste domingo, 8, no Cemitério da Saudade, em Campinas.

Nascido em São Paulo, em 24 de setembro de 1940, também jogou Sport-PE, Noroeste, Rio Preto e América-SP. Foi um meia considerado de qualidade, formado nas categorias de base do Bugre.

Após pendurar as chuteiras, foi como treinador que acabou se destacando. Ele foi efetivado no time principal da Ponte Preta em 1978, mas, como tinha uma ligação muito profunda com a base, preferiu atuar no time de juniores. Foi bicampeão da Copa São Paulo em 1981 e 1982, ajudando a revelar jogadores como Juninho, Nenê, Santana, Edson Boaro, Osvaldo e Chicão (artilheiro dos dois anos). Depois, comandou em algumas oportunidades o time principal como treinador interino.

Boaro, inclusive, é o atual treinador da equipe sub-20 da Ponte Preta, que está na disputa da Copinha.

Depois, Milton dos Santos retornou ao Guarani ocupando vários cargos, inclusive de supervisor da equipe, comandado o time principal em vários jogos de forma interina, entre 1990 e 1994.

Após o assassinato da esposa em um assalto em Campinas, há aproximadamente 20 anos, ele deixou definitivamente o futebol.

Coincidentemente, um dos poucos registros fotográficos do jogador é com Pelé, que morreu há duas semanas. A foto, colorida digitalmente por Lauro Gomes (https://www.instagram.com/lauru/), que tem um perfil no Instagram que recupera a história dando cor a fotos preto-e-branco, foi tirada no Estádio Brinco de Ouro da Princesa em 1967.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.