CULINÁRIA

Pudim de padaria

O pudim de padaria, como sempre foi conhecido, teria sua origem em Portugal, onde um abade (cargo superior dos monges de uma abadia) preparava a iguaria com açúcar, leite, ovos, toucinho(!) e algo mais que elenão revelava a ninguém

Por Sonia Machiavelli | 11/07/2021 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Dirceu Garcia/ GCN

Ingredientes

 

3 xícaras (chá) de leite

4 ovos

2 colheres (sopa) de manteiga

1 ½   xícara (chá) de açúcar refinado

1 xícara (chá) de farinha de trigo

50 g de queijo ralado

50 g de coco ralado

Calda

1 xícara (chá) de açúcar cristal

 

Receitas evoluem com o passar do tempo. Mas às vezes um item agrada tanto que sua repetição o torna icônico. Hoje, no Brasil, quando dizemos “pudim”, a maioria da população associa a palavra à sobremesa que tem por base o leite condensado, importado da Suíça logo depois da proclamação da República. Era alternativa ao leite fresco, cujo abastecimento se tornaraproblemático por aqui.

O produto estrangeiro era vendido nas farmácias e, inicialmente, comercializado como “Milkmaid.” Com a dificuldade de pronunciar o nome em inglês, os brasileiros passaram a chamá-lo “leite da moça”, em referência à imagem de uma jovem estampada na lata.  A princípio, era utilizado apenas como bebida, misturado com água, café ou chás, mas também ia diluído para a mamadeira dos bebês. Foi nos anos 20 que surgiu a ideia de utilizá-lo de outra forma, com base no antigo e bom pudim que as padarias ofereciam aos seus consumidores, com muito sucesso. Continuam oferecendo, aliás. E é dele que vamos falar agora.

O pudim de padaria, como sempre foi conhecido, teria sua origem em Portugal, onde um abade (cargo superior dos monges de uma abadia) preparava a iguaria com açúcar, leite, ovos, toucinho(!) e algo mais que elenão revelava a ninguém. Mas como a iguaria acabou se tornando um grande sucesso, diversos confeiteiros tentaram copiar. Daí o aparecimento de múltiplas fórmulas, com acréscimo de produtos locais. No nosso caso, coco e queijo, ingredientes que sempre estiveram à mão dos brasileiros.

Eu gosto muito desse pudim rústico,que tem uma textura mais pesada que a do de leite condensado, e um sabor peculiar, advindo da mistura de queijo e coco. No começo usava-se uma peneira para transformar tudo numa massa homogênea. Com o advento do liquidificador e sua onipresença nas cozinhas brasileiras, o processo ficou muito mais rápido e fácil. Acompanhe.

Comece preparando a calda na forma escolhida. Optei por uma de pão, retangular, 30cmx8x7, como se pode ver na foto acima. Mas qualquer outra pode ser usada, desde que não seja rasa. Faça a calda na própria forma, levando o açúcar para derreter e dourar, sem, contudo, queimar. Depois, com cuidado, usando uma luva ou pano de prato dobrado, movimente-a para que se espalhe no fundo e nas laterais. Se não tiver prática, faça a calda numa panelinha e quando amornar derrame na forma. Reserve. Enquanto a calda esfria completamente, coloque no liquidificador o leite, os ovos, a manteiga, o açúcar e a farinha de trigo. Bata por quatro minutos. Desligue e acrescente o coco e o queijo ralados. Misture com uma colher sem bater. Despeje a mistura na forma com a calda fria e leve para assar em banho maria por uma hora aproximadamente. Deixe amornar bem e desenforme. A calda formará a cobertura, escorrendo dourada e leve pelas laterais. Coloque na geladeira por uma hora, antes de servir.  

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.