CULINÁRIA

Bolo de chocolate fofinho

O chocolate, que cria até adictos, os chocólatras, que são humanos que não ficam 24 horas sem sua cota de bombom, ganhou o mundo civilizado depois da descoberta da América

Por Sônia Machiavelli | 30/05/2021 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para o GCN

Ingredientes

3 copos de farinha de trigo

1 ½ copo de açúcar refinado

1 copo de chocolate em pó

1 copo de óleo

1 copo de água bem quente

1 colher (sopa) de fermento em pó

3 ovos

 

Acho que pouca gente neste mundo não gosta de bolo de chocolate. Deve haver exceções, mas são raras. Porque um bolo de textura leve com cobertura leve é tudo de bom. Em todas as estações do ano, e ainda mais quando a temperatura cai e somos convidados pelo organismo a consumir alimentos calóricos. E se existem receitas complicadas, há também aquelas muito fáceis de fazer. Em número, devem chegar à centena. Toda família brasileira parece ter a sua. Em geral é aquela que não tem erro: basta seguir as quantidades, a ordem de entrada na tigela ou batedeira, o modo de fazer. Sem segredos.

O chocolate, que cria até adictos, os chocólatras, que são humanos que não ficam 24 horas sem sua cota de bombom, ganhou o mundo civilizado depois da descoberta da América. Colonizadores espanhóis se surpreenderam com o fruto do cacaueiro, ao qual os astecas chamavam cacau, e produzia uma bebida energética de nome xocoatl (daí o substantivo chocolate), a partir da infusão das sementes. Décadas depois, europeus experimentaram misturar o pó do cacau ao leite açucarado; foi um grande sucesso e até surgiram locais especializados para pessoas o consumirem. Daí para a criação de bombons e bolos demorou algum tempo, mas depois a iguaria ganhou o mundo. Dentre os alimentos doces industrializados, o chocolate é o mais conhecido no planeta em nosso século. Oriente, ocidente, norte, sul, continentes e ilhas, em áreas urbanas densamente povoadas ou em remotos rincões perdidos no mapa, o chocolate em suas várias formas está presente.

Quer experimentar o bolo que ilustra esta página? Então cheque a lista dos ingredientes e mãos à obra! É tão fácil e rápido como fofinho e delicioso. Atenção à medida: o copo deve ser o de requeijão ou similar. Comece misturando na tigela da batedeira açúcar e chocolate ( se usar achocolatado, diminua o açúcar) previamente peneirados. Abra uma cova e dentro coloque as gemas, o óleo e comece a bater. Aos poucos, junte a farinha e a água fervente. Bata até transformar os ingredientes numa massa homogênea. Junte então o fermento e não bata mais; apenas mexa para que ele se espalhe por completo. Bata as claras em neve e junte com delicadeza à massa, movendo a colher de baixo para cima. Despeje em forma untada e polvilhada com mistura de farinha e chocolate. Dê umas leves batidinhas com a forma contra a bancada da pia, para que o bolo cresça por igual e não entorte. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 40 minutos. Para se certificar de que assou, espete um palito e veja se sai seco. Nesse caso, retire a forma do forno e coloque-a sobre uma trempe- pode ser a do fogão. Reúna numa panelinha a margarina, o chocolate, o açúcar, o leite. Leve ao fogo e mexa sem parar até ficar cremoso. Despeje sobre o bolo quente. Desenforme depois de morno. Se quiser gourmetizar, coloque ao lado uma bola de sorvete de creme e uma folhinha de hortelã.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.