RECEITA

Molho rústico de tomate

A nossa receita é diferente das usuais e fica deliciosa. Pode apostar nela! Em lugar de os tomates serem pelados, passados por peneira e cozidos por um longo tempo, como faziam (e ainda fazem) as avós italianas, eles são assados com os temperos e depois batidos no liquidificador.

Por Sônia Machiavelli | 14/02/2021 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

Ingredientes

2 quilos de tomates maduros e firmes (tipo italiano)

4 dentes de alho grandes

6 cebolas pequenas ou 3 grandes

3 ramos de tomilho fresco

3 ramos de orégano fresco

3 ou 4 filés de anchova (opcional)

Azeite para regar

Sal a gosto

 

Nunca vi ranking de melhores molhos, embora tenha um livro sobre os mais conhecidos. São 365 receitas, uma para cada dia do ano. Um exagero dos chefs! Há umas exóticas e difíceis de preparar; outras conhecidas, tendo como ingredientes produtos fáceis de serem encontrados. O de tomates insere-se nesse grupo e ouso dizer que seja o mais apreciado no Brasil, especialmente para cobrir massas, mergulhar almôndegas, passar numa fatia de pão. Difícil encontrar quem não goste de um desses, preparado com capricho, frutos bem escolhidos, lavados com cuidado, temperados com ervas frescas ou secas, regados com azeite de qualidade. Salvam a pele da dona-de-casa em dias de rotina complicada. Bom demais ter no freezer, para a hora em que o aperto chega. Assim, se você vai preparar um molho de tomates, faça em quantidade, coloque em potinhos e congele, pois o trabalho é o mesmo. Saiba que vale a pena.

A nossa receita é diferente das usuais e fica deliciosa. Pode apostar nela! Em lugar de os tomates serem pelados, passados por peneira e cozidos por um longo tempo, como faziam (e ainda fazem) as avós italianas, eles são assados com os temperos e depois batidos no liquidificador. Precisam estar bem maduros, para que a cor fique simplesmente maravilhosa e o sabor apurado, perfumado, mas leve. Sobre um espaguete al dente, com polpetones, em cima de um pãozinho de textura mais firme, enfim, do jeito que você gosta na sua casa- é uma delícia. Vamos ver como fazer.

Comece higienizando os tomates, claro. Lave, seque e então corte ao meio no sentido vertical. Coloque as metades em uma assadeira com a parte cortada virada para cima. Tempere com sal e um fio de azeite. Intercale os dentes de alho descascados e cortados ao meio, as cebolas em quatro pedaços, os ramos de ervas frescas. Se não tiver, use as secas. E se gostar, junte nesse momento uns filezinhos de anchovas em conserva- não mais que quatro, porque o sabor desse peixe é bem forte. Leve ao forno preaquecido em temperatura alta (180 graus) e depois de cinco minutos diminua para baixa (150). Deve levar em média uma hora para que fiquem bem assados, mas não secos. Isso se torna perceptível porque eles vão estar enrugados. Espete as cebolas e os pedaços de alho para testar se também assaram. Retire então do forno, aguarde esfriar e coloque tudo no liquidificador, com mais um fio generoso de azeite. Ligue no pulsar, pois esse molho é rústico. Ajuste o sal caso seja necessário, coloque numa molheira e se delicie.Vai superbem sobre um espaguete al dente, como mostra a foto.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.