RECEITA

Geleia de morango e maracujá

Por Sonia Machiavelli | 10/01/2021 | Tempo de leitura: 3 min

Ingredientes

500 gramas de morango

1 xícara de polpa de maracujá com as sementes (4 frutos pequenos)

1 xícara (chá) de açúcar cristal.

 

Dentro do grupo de risco, tenho saído bem pouco de casa, desde que começaram as mortes por coronavírus. Assim, no final do ano, época em que costumo oferecer lembrancinhas natalinas a amigos mais próximos, optei por fazer alguma coisa com minhas próprias mãos, em lugar de me arriscar no alvoroço das lojas. Fiz bolo, rosca, pães, doce de manga e... geleias, que coloquei em potinhos de vidro. Nessas horas na cozinha, acabei presenteando a mim mesma, tal prazer encontrei em passar frutas por peneira, medir massa e açúcar, depois mexer os ingredientes com colher de pau em tacho de cobre até chegar no ponto correto. Foram momentos que me trouxeram serenidade, além de um mergulho na história da culinária universal.

Deve ser muita antiga a arte de fazer geleias. Nas enciclopédias dizem que foram os árabes que as criaram, de início com fins medicinais e usando frutas secas como damascos e tâmaras, com alta concentração de açúcar. Bem depois, já na Renascença, talvez por as ter conhecido na Espanha como herança moura, os italianos passaram a criar as suas. Leonardo da Vinci, que por essa época havia inventado quase por acaso o risoto à milanesa, incluiu no livro “Notas e receitas”, o passo a passo de uma geleia de... couve! E existe ainda uma versão francesa, segundo a qual as primeiras geleias como as conhecemos hoje, surgiram por acaso na linda região sul daquele país, em 1790. Mulheres que faziam compota de maçã numa casa de campo precisaram parar e se proteger de uma tempestade. No dia seguinte, quando retornaram ao trabalho, notaram que o doce havia se concentrado, ao calor do fogo baixo, transformando-se num gel. Usado para passar em pães, dada sua consistência, mostrou-se muito duradouro e conquistou cozinheiros e chefs que logo descobriram o caráter geletificante da maçã. No século das luzes, pesquisadores atribuíram a qualidade à pectina, substância presente em várias frutas e não apenas na maçã. A partir daí, geleias de frutas passaram a fazer parte do cardápio de muitas culturas.

A que se vê na foto é de morango com maracujá. Tanto a polpa da maçã como as sementes do maracujá são ricas em pectina e a mistura dos sabores é excelente. A receita é da Rita Lobo e vai bem no pão, em torradas, crepes, com queijo, na cobertura de tortas etc.


Lave os morangos sob água corrente, transfira para uma peneira e deixe escorrer por alguns minutos. Corte o topo dos maracujás e, com uma colher, raspe bem a polpa com as sementes. Descarte o cabinho com as folhas e corte cada morango em quatro. Transfira para a panela com o maracujá e misture o açúcar cristal. 

Leve a panela ao fogo médio, sem água. Assim que ferver no próprio caldo das frutas, diminua a chama e deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar. A cada mexida, esmague os pedaços de morango contra a parede da panela. Para verificar o ponto, coloque um pouquinho da geleia no canto de um pires gelado e incline. Se a geleia escorrer lentamente, como um gel, está pronta. Transfira ainda quente para um pote de vidro esterilizado, feche bem e deixe esfriar completamente antes de levar à geladeira. Dura um mês, depois de aberto.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.