RECEITA

Lentilha, cebolas e ervas

Por Sonia Machiavelli | 03/01/2021 | Tempo de leitura: 3 min

Ingredientes
3 xícaras (chá) de lentilhas cozidas

1 cebola grande

2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

½ xícara (chá) de salsinha

5 folhas de hortelã

5 folhas de manjericão

1 colher (café) de cominho

1 colher (sopa) de orégano fresco ou ½ seco

1 dente de alho

Raspas de um limão

Suco de um limão

6 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de balsâmico

1 pitada de sal

Você comeu sua porção de lentilhas na entrada do ano? Se não, ainda está em tempo. Não necessariamente elas devem ser consumidas apenas na passagem do Réveillon; nos primeiros dias do ano também vale.

Acho curioso que o nosso povo não tenha se habituado a fazer da lentilha parte de sua dieta. Ela  continua sendo alimento apreciado o ano todo em muitas culturas. Mas é só mesmo na ceia de Ano Novo que é resgatada  no Brasil. Como os grãos de romãs, que devem ser engolidos a cada batida do último minuto do ano. Tudo para atrair sorte na vida. São superstições que revelam o desejo humano por um período de  doze meses que sejam só de bons acontecimentos, de saúde, de progresso. Às vezes necessitamos de um tantinho de ilusão, quando a realidade se mostra dura demais, como aconteceu em 2020.

 A lentilha é um dos grãos mais nutritivos que existe. Aliás, só perde para a soja. Um prato pode alimentar uma pessoa por quatro horas, por conta de sua boa proteína. No Gênesis, primeiro livro da Bíblia, Esaú cedeu seus direitos de primogenitura a Jacó, diante de um prato de sopa quente de lentilhas cujo aroma exalava da tenda onde estava sendo preparada.   Ele havia passado dias sem comer, tinha atravessado o deserto, estava caindo pelas tabelas. Tudo o que queria e de que necessitava com urgência era  comida. Deve ter sido o mais caro prato de lentilhas no  mundo. 

Esses grãos pequeninos, cujo nome é diminutivo do vocábulo “ lente” no latim, tem sido parte do  menu humano desde o paleolítico. Foi uma das primeiras culturas agrícolas domesticadas no Oriente Médio, segundo evidências arqueológicas. Dali  se espalharam para a Europa e o norte da África. Há dois anos, a FAO, sigla em inglês para

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, estimou que a produção mundial de lentilhas foi de mais de 6 milhões de toneladas,provenientes principalmente de CanadáÍndiaTurquia e Austrália.

Cerca de um quarto da produção mundial vem da Índia. Naquele país gigante, de população marcada por extrema desigualdade, um prato de lentilhas é sempre saudado com entusiasmo. Há inúmeras receitas, com verduras, legumes ou carnes, quase todas temperadas com cominho, especiaria de que não abrem mão. Na receita de hoje, ele também entra, mas pode ser excluído se você não gostar.

 

A salada da foto pode ser preparada com lentilhas que sobraram da ceia de Ano Novo, caso você as tenha apenas cozinhado com água e sal.Se vai começar do zero, lave-as e deixe de molho por meia hora. Depois, escorra e leve a cozinhar em água com pitada de sal por quinze minutos. Cuidado para que os grãos não desmanchem. Eles precisam estar macios, mas inteiros. Escorra-os e reserve-os. Prepare o molho, picando miudinho as ervas e o alho, misturando-as às raspas de limão. Em seguida, junte o azeite e o balsâmico, assim como o suco de limão. Salgue levemente e resrve. Corte em rodelas finas a cebola e frite-as lentamente na manteiga (ou margarina) até que caramelizem, o que deve levar vinte minutos. Reserve também.

Monte a salada. Coloque numa vasilha de ir à mesa as lentilhas. Despeje o molho lentamente envolvendo todos os grãos. Em cima, no centro, disponha as cebolas. Enfeite com ramo de alguma das ervas que entraram na elaboração. As da foto são de orégano. Feliz  Ano Novo!

 

 

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.