RECEITA NATALINA

Rosca de Natal

A massa fica bem fofa, o recheio é típico dessa época, a cobertura deixa a superfície bonita.

Por Sonia Machiavelli | 20/12/2020 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

Ingredientes

Massa

300 gramas de farinha de trigo

150 ml de leite integral

2 colheres (sopa) de leite em pó

2 colheres (sopa) de açúcar refinado

1 ovo

1 colher (sopa) de margarina sem sal

1 pacote de fermento biológico seco (10 gramas)

Recheio

2 colheres  (sopa)  de margarina sem sal

4 colheres (sopa) de açúcar refinado

100 gramas de frutas cristalizadas

50  gramas  de coco ralado

Cobertura

4 colheres (sopa) de leite de coco

4 colheres de açúcar de confeiteiro

50  gramas de coco ralado

 

Com tantos produtos natalinos industrializados à venda nos supermercados e padarias, inclusive um número incontável de marcas de panetones, pensava que ninguém mais se interessasse em  fazer uma rosca de Natal, daquelas típicas do século passado, cujas  receitas iam passando de geração em geração, modificadas apenas em algum detalhe que propunha inclusão de ingredientes e nunca supressão. Estava enganada, pois recebi algumas mensagens, uma delas da leitora Maria Cândida, solicitando receita antiga publicada no jornal “Comércio da Franca.” Ela se lembrava bem de que “era enrolada como rocambole, cortada em pedaços,  com recheio de frutas cristalizadas e cobertura de coco.” É essa que trago hoje para a página do portal GCN. A massa fica bem fofa, o recheio é típico dessa época, a cobertura deixa a superfície bonita.

Para fazer a massa, misture o fermento biológico seco ( vendido em envelopes) à farinha  e peneire numa tigela. Bata no liquidificador leite, ovo, açúcar, leite em pó, margarina. Faça uma cova no meio da farinha e despeje ali o líquido, aos poucos.  Vá mexendo com colher até integrar todos os ingredientes. Se for necessário, junte um pouquinho mais de farinha. Coloque as mãos na massa e sove por  dez minutos, até que ela desgrude dos dedos e esteja lisinha. Acomode a massa numa vasilha funda levemente untada com óleo, cubra com papel filme ou saco plástico e deixe crescer em lugar quente e sem vento. O forno desligado é bom espaço para isso. Quando dobrar de volume, leve a uma superfície lisa, que pode ser a bancada da pia, polvilhe com farinha e abra a massa com rolo, em formato retangular,de 30 cm por 20cm. Sobre a massa espalhe finamente o recheio, preparado enquanto a massa cresce: basta misturar bem a margarina com açúcar. Sobre esse creme polvilhe o coco ralado e em cima dele as frutas cristalizadas. Enrole como rocambole, apertando a cada volta.  Corte o rolo em  sete pedaços iguais e disponha-os em forma de buraco untada e polvilhada com farinha. Cubra novamente  e deixe crescer por mais meia hora. Leve ao forno quente preaquecido e asse até dourar, o que deve levar em média trinta minutos. Retire depois do teste do palito (espete para ver se está bem assada) e coloque sobre grade (pode ser a do fogão). Misture o leite de coco e o açúcar, regue a superfície da rosca já fria. Salpique coco ralado. Cerejas ao marasquino fazem bonito efeito visual  na decoração.

Feliz Natal!

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.